PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O PERIGO DOS AGROTÓXICOS


O Perigo dos Agrotóxicos...
O uso de agrotóxicos no Brasil é alarmante e já atinge 70% dos alimentos consumidos no país.

Mais da metade das substâncias usadas aqui é proibida nos  países da UE e nos EUA
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)..os dados sobre o consumo dessas substâncias no Brasil são alarmantes", pois desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Nos últimos dez anos o crescimento do mercado de agrotóxicos no Brasil foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa. De acordo com Abrasco, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos. Segundo a Anvisa, 28% desses alimentos contêm substâncias não autorizadas e de uso indiscriminado.

O uso dessas substâncias está altamente associado à incidência de doenças como o câncer e outras enfermidades de origens genéticas. O glifosato é a substância m ais utilizada como herbicida, um veneno que está sendo utilizado largamente nas lavouras no controle de pragas e ervas daninhas, essa mesma substância acaba de ser associada ao surgimento de câncer, segundo um estudo publicado em março deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) juntamente com o Inca e a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).

O consumo de alimentos orgânicos, que não levam nenhum tipo de agrotóxico em seu cultivo, é uma alternativa para se proteger dos agrotóxicos. Porém, ela ainda é pouco acessível à maioria da população. Em média 30% mais caros, esses alimentos não estão disponíveis em todos os lugares.

Segundo um levantamento da Anvisa, o pimentão é a hortaliça mais contaminada por agrotóxicos (segundo a Agência, 92% pimentões estudados estavam contaminados), seguido do morango (63%), pepino (57%), alface (54%), cenoura (49%), abacaxi (32%), beterraba (32%) e mamão (30%). Há diversos estudos que apontam que alguma substâncias estão presentes, inclusive, no leite materno.

Em nota, a Anvisa afirmou que aguarda a publicação oficial do estudo realizado pela OMS, Inca e IARC para "determinar a ordem prioritária de análise dos agrotóxicos que demandarem a reavaliação".

Os alimentos mais contaminados pelos agrotóxicos
Em 2010, o mercado brasileiro de agrotóxicos movimentou 7,3 bilhões de dólares e representou 19% do mercado global. Soja, milho, algodão e cana-de-açúcar representam 80% do total de vendas nesse setor. 

Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), essa é a lista da agricultura que mais consome agrotóxicos:
Soja (40%)
Milho (15%)
Cana-de-açúcar e algodão (10% cada)
Cítricos (7%)
Café, trigo e arroz (3 cada%)
Feijão (2%)
Batata (1%)
Tomate (1%)
Maçã (0,5%)
Banana (0,2%)
As demais culturas consumiram 3,3% do total de 852,8 milhões de litros de agrotóxicos pulverizados nas lavouras brasileiras em 2011.

Publicado por:                 Dr Rubens F S Sene                                                      São lourenço, 16/01/2019.
                             Farm/Bioq/Homeop/iFito/NutriFunc
                                              CRFMG-10828

Fontes:  
https://ibama.org.br


https://alimentacaonatenutrac;blogspot;com/perigo-dos-agrotoxicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line