NUTRACÊUTICOS - PARTE 1
( publicado por: Farm Rubens Fernando S Sene 28/02/2017.)
Introdução:
Há muito tempo, o homem vem se beneficiando dos alimentos para se nutrir e suprir suas necessidades básicas diárias, buscando nos alimentos até mesmo a prevenção e o tratamento de varis doenças. Ao longo de décadas a preocupação com a alimentação veio ganhar destaque no mundo todo, pois com o crescimento populacional mundial, o aumento da expectativa de vida, o aumento da população de idosos, o surgimento de doenças são fatores evidentes e atuais.
A sociedade, cada vez mais, vem demonstrando preocupação pelas possíveis relações entre os nutrientes que recebe e sua saúde. Essa relação com os alimentos vem desde os tempos remotos da nossa história, há 400 a.C., já se evidenciavam a importância dos alimentos e sua influência sobre a nossa saúde e bem estar geral, Hipócrates postulou o seguinte mandamento " Que o teu alimento seja o teu remédio, que o teu remédio seja o teu almento " , sendo assim, a medicina hipocrática já apontava para os tratamentos naturais e através dos alimentos e suas propriedades terapêuticas.
Diante destes fatos, o ser humano está mais consciente e busca consumir os alimentos mais saudáveis e naturais, sem contaminação por produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes químicos, alimentos cultivados por processos orgânicos, se preocupando em manter-se mais saudável e ter uma vida mais plena.
Utilizados na composição de alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos, os nutracêuticos são uma das principais apostas para o futuro da indústria química, pois atendem à crescente demanda internacional por produtos que ajudem a sociedade na busca por uma vida com mais saúde e qualidade.
A ciência vem pesquisando ao longo dos anos e descobriu que realmente um grupo específico de alimentos possuem efeitos benéficos e específicos, não só em relação uma nutrição básica como propriedades de atuar sobre a fisiologia, o metabolismo, o bem estar físico e mental, atuando como protetor do nosso organismo e prevenindo várias doenças.
Surge, então, novos conceitos sobre alimentos de acordo com suas propriedades características e grupos funcionais que vem sido priorizado nas dietas, na prevenção e no tratamento de várias enfermidades crônicas com o objetivo de garantir uma vida saudável, em busca da vitalidade e bem estar. Sabe-se que uma alimentação balanceada pode prevenir e tratar muitas doenças e comunidade científica atentada para este fato, descobriu que alguns alimentos apresentam além do aspecto nutricional comum, nutrientes que agem na melhora e redução de doenças.
Entre estes grupos de alimentos nós temos os alimentos funcionais, os nutracêuticos e os fitonutrientes, todos tem suas propriedades nutricionais e funcionais características, eles contém nutrientes importante para o nosso organismo, auxiliando na precvenção, cura e tratamento de doenças crônicas e degenerativas, equilibrando nosso metabolismo e mantendo uma atividade fisiológica normal do nosso organismo.
Podemos citar as dietas equilibradas e variadas desses alimentos juntamente com hábitos alimentares sadios, como precursores de uma boa alimentação como na MTC - Medicina Tradicional Chinesa, na Culinária Japonesa e Oriental, na Medicina Ayurveda, na Índia, a Dieta Mediterrânea entre outras. Esses povos consomem em abundância frutos do mar, verduras e legumes, peixes, gorduras polinsaturadas, como o azeite de oliva, buscando uma alimentação mais natural e saudável, rica em nutrientes que garante uma expectativa de vida maior e mais pelna, com mais disposição e viralidade.
DEFINIÇÕES:
NUTRACÊUTICO: É todo alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos
O termo nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Compõe uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios de interesse no campo da saúde. Sua ação varia do suprimento de elementos importantes para o funcionamento do organismo até a proteção contra várias doenças infecciosas (HUNGENHOLTZ & SMID, 2002).
Tais produtos podem abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos e dietas planejadas. Os nutracêuticos podem ser fibras dietéticas, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes, etc. (ANDLAUER & FÜRST, 2002).
O termo Nutracêutico vem da junção de “Nutriente” + “Farmacêuticos”, pois os nutrientes têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças.
Nutracêutico: alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos
Todo alimento contém componentes essenciais à nossa saúde nomeados nutrientes, que podem ser vitaminas, minerais, enzimas, gorduras “boas”, etc. Alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, pois contribuem para melhora do estado de saúde e bem-estar, e reduzem o risco de uma enfermidade.
Seu uso é indicado porque possuem uma concentração maior de nutrientes, sendo mais efetivos na prevenção e no tratamento de doenças.
Atualmente existem vários alimentos que já possuem suas propriedades funcionais comprovadas,
Os nutracêuticos já têm mais de uma década de referência em nutrição humana. A expressão "nutracêutico" foi definida pela Fundation for Innovation in Medicine dos EE.UU. em 1990, para determinar uma nova área de pesquisas biomédicas e, desde então, se tornou parte do conceito padrão da comunidade médico-científica e das indústrias de alimentos e drogas.
O termo nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Compõe uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios de interesse no campo da saúde. Sua ação varia do suprimento de elementos importantes para o funcionamento do organismo até a proteção contra várias doenças infecciosas (HUNGENHOLTZ & SMID, 2002).
Tais produtos podem abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos e dietas planejadas. Os nutracêuticos podem ser fibras dietéticas, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes, etc. (ANDLAUER & FÜRST, 2002).
Os nutracêuticos podem ser fibras dietéticas, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes, etc. (ANDLAUER & FÜRST, 2002). O alvo dos nutracêuticos é significativamente diferente dos alimentos funcionais, por várias razões:
a) enquanto que a prevenção e o tratamento de doenças dizem respeito aos nutracêuticos, apenas a redução do risco da doença, e não a prevenção e tratamento da doença estão envolvidos com os alimentos funcionais;
b) enquanto que os nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos, os alimentos funcionais devem estar na forma de um alimento comum (KWAK & JUKES, 2001b).
REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com