APICULTURA RACIONAL - MEL & SAÚDE
Se nós cuidarmos delas... a natureza cuidará de nós!
Sem abelhas não há alimento!
Conceitos e Definições
(Publicação - Rubens Fernando S Sene 05/03/2017)
Sobre as Abelhas
Nossa anfitriã de hoje é dominante em nossos campos pelo país de norte ao sul, são as nossas amigas do gênero Apis mellifera adansoni, elas são africaniza-das, pois essas abelhas se difundiram de forma eficiente avançando nossas fronteiras, cruzando com as nossas abelhas nativas, pois dificilmente encontraremos colônias brasileiras puras de Apis mellifera.
A Apis mellifera é uma abelha que "gosta" de trabalhar, é resistente às variações de ambiente e as estações do ano, por isso se adaptam bem ao nosso clima e às variadas regiões. Elas são ótimas produtoras de mel e muito defensivas, o que lhes confere uma colônia com características mais forte e com maior facilidade de migração e enxameação.
Particularmente, eu não tenho nenhum problema com a Ápis mellifera, nem com outras espécies de abelhas, mas sua fama de brava e de se irritarem mais facil-mente que outros gêneros, não convém provar de suas ferroadas e do seu veneno, muitos tem receios ou evitam seu contato, o que deve ser mantido distância, principalmente no caso de pessoas alérgicas à insetos e ao veneno das abelhas, pois pode ser fatal nesses casos.
Eu as considero como minhas verdadeiras amigas da natureza, como todo aquele que aprecia, cria ou convive com as abelhas, pois elas são responsáveis pela maior parte da polinização da nossa flora e da flora mundial, mantendo a perpe-tuação e a reprodução das espécies, sendo muito importantes na agricultura e na produção de alimentos.
ORIGEM DAS RAÇAS DAS ABELHAS
RAÇAS DE ABELHAS NO MUNDO (RESUMINDO)
- Cerana
- Caucasiana
- Carnica
- Licustica
- Intermissa
- Lamarckii
- Adansonii
NO BRASIL
- Adansonii = Africana
- Apis mellifera adansonii
Apis mellifera
Colônia:
Operárias: entre 60 - 80 mil abelhas
Rainha: apenas uma por colônia
Zangão: até 400 zangões
Média de vida das abelhas:
Operárias - vivem cerca de 42-60 dias
- até o 3º ( como faxineiras)
- após 4 - 14 dia (como nutrizes) produção de geléia real e
alimentação inicial das larvas (depois segue com mel)
- aos 20 dias (abelhas campeiras) - produção de cera (glândulas abdominais) e confecção dos favos
- a partir dos 20 dias saem para a coleta do néctar
As abelhas nutrizes produzem a geléia real à partir do mel, água e pólen digeridos e transformados no seu trato digestivo, sendo regurgitado como produto final.
As abelhas campeiras coletam néctar, pólen e água para produzirem o Mel, regurgitando nos favos ( mel verde), em seguida o mel sofre desidratação sendo operculado com cera pelas abelhas, adquirindo uma consistência mais densa.
As operárias possuem órgãos sexuais atrofiados, mas podem por ovos não fecundados que vão originar os zagões menores, na falta de postura da rainha, essas colônias são conhecidas como Colméias zanganeiras.
Rainha- vive uma média de 3 anos e sua função é a postura de ovos, originando as larvas, operárias e zangões. Elas produzem feromônios que são passados para as operarias, e estas umas entre as outras, se comunicando com a rainha, isso trás segurança e proteção para as abelhas, a substância da rainha espalhada entre as campeiras ocorre durante a coleta e distribuição do néctar.
As larvas ficam contidas nas realeiras se alimentando de geleia real, e levam 15 dias para nascer, mas só uma rainha permanece, é comum a primeira a nascer matar as pupas das outras existentes.
Vôo nupcial - no 12º dia ocorre o võo da rainha podendo ocorrer a copulação, a postura se inicia após 3 dias depois do vôo nupcial.
Os ovos fecundados são as células menores originando as operárias.
Os ovos não fecundados sofrem parterogênese, são as células maiores originan-do os zangões.
O zangão armazenam os espermatozoides na espermateca, o esgotamento da espermateca define o fim do reinado do zangão. Após o vôo nupcial e a cópula eles morrem, perdem o órgão sexual durante o ato, sendo prolatado. Na falta de alimento na colônia o excesso de zangões são eliminados para manter a subsis-
tência da prole e da colônia.
Suas principais características são:
- coloração amarelada
- boas produtoras de mel
- muito defensivas
- migram com facilidade
- resistentes (ambiente)
- melhor adaptação/produção
- propagação por todo país
- cruzamentos (híbridos)
- africanização constante/incontrolável
- difícil encontrar raças puras africanas ou européias
05/03/2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com