PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Alimentos com Glúten e doença Celíaca Sintomas Prevenção e Tratamento

ALIMENTOS COM ou SEM GLÚTEN...SUA RELAÇÃO COM A DOENÇA CELÍACA 

DE QUAL LADO VOCÊ ESTÁ?

INFORMAÇÃO... SAÚDE E EQUILIBRIO SÃO PARCEIROS PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
ANTES DE QUALQUER DIETA OU RESTRIÇÃO ALIMENTAR, PROCURE ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO OU NUTRICIONISTA

O que é o Glúten? 


O Glúten é uma proteína de origem vegetal presente no trigo, cevada, centeio, aveia, malte e derivados desses alimentos. Hoje é obrigatório que os alimentos industrializados declarem em suas embalagens a presença de glúten, através de rótulos contendo as informações necessárias aos consumidores.

Esse nutriente  é comum em diversos produtos alimentícios, como pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas e algumas bebidas. Sua função é dar plasticidade aos alimentos. No caso do pão, por exemplo, é o glúten que permite o crescimento e confere a maciez e  textura adequados. Por isso, trata-se de um elemento de difícil substituição.

Glúten é prejudicial à nossa saúde?


NÃO... para nós que não apresentamos esse tipo de intolerância alimentar, mas somente para as pessoas que são intolerantes ao glúten (portadores de doença celíaca), ou seja, em uma média de cada 100 indivíduos apenas 1, segundo pesquisas, podem apresentar ou não intolerância a esse importantíssimo nutriente ao nosso organismo.                                            
                                                                                                                              continue lendo...

Apenas os pacientes com problemas intestinais, para quem é celíaco e apresentam esse problema não devem consumir o glúten. As demais pessoas, de modo geral, podem e devem consumir o glúten sem problemas, sem medo e mistificações.

O que é a intolerância ao Glúten? Quais os sinais e sintomas?


A intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade crônica na digestão do glúten. Isso acontece expressivamente nos indivíduos que têm uma doença geneticamente determinada, chamada “doença celíaca”, na qual o glúten danifica as vilosidades intestinais (irritam as paredes do intestino delgado) e provoca má absorção de outros nutrientes. 

A doença dificulta a absorção de nutrientes importantes como o ferro, ácido fólico, vitaminas B12, A, D, E, K e zinco. Entre os principais sintomas, podemos citar: diarreia, perda de peso, vômito, anemias e outras deficiências nutricionais. 

Essa doença pode se manifestar quando começa a introduzir cereais na dieta do bebê, no entanto, pode surgir mais tarde, quando já na idade adulta. Embora, geralmente seja de origem genética, a intolerância ao glúten pode também ser devido à várias outras causas.

Entre elas podemos destacar à permeabilidade intestinal alterada, devido a uma  alimentação desequilibrada e hábitos alimentares indevidos, hipersensibilidade do trato digestório, alergias a outros alimentos ou substãncias medicamentosas, entre outros vários fatores a serem investigados pelo médico e orientado para uma dieta específica, por um nutricionista.

Os principais sinais e sintomas da intolerância ao glúten já podem ser observados nos rescém-nascidos, a partir do momento em que haja a introdução de cereais na sua alimentação. Os sintomas são muito variados, podendo ser leves e pouco específicos ou constituírem um quadro clássico de má absorção intestinal. 
Os sintomas  mais comuns são:
- diarreias frequentes (fezes volumosas, espumosas, aparência oleosa, tendência à flutuar
  na água e  odor desagradável),
- vômitos, irritabilidade,
- perda do apetite,
- emagrecimento,
- diminuição da massa muscular e óssea.
- dor abdominal,
- abdômen globoso,
- palidez, anemia ferropriva (por deficiência na absorção de ferro e ácido fólico)

Muitos pacientes, principalmente no início da enfermidade, podem ter queixas inespecíficas como desconforto abdominal, flatulência, aftas bucais e constipação. Em alguns casos, pode não haver nenhum destes sintomas, a intolerância ao glúten só poderá ser descoberta pelas manifestações e consequências da doença celíaca. Esses sintomas envolvem baixa estatura, anemia refratária aos tratamentos convencionais, artralgias (dores nas articulações), prisão de ventre crônica, osteoporose e esterilidade.

Prevenção e Tratamento: A única maneia de prevenir e tratar esse distúrbio consiste em não consumir os alimentos que contenham glúten. Ou seja, adotar uma dieta com restrição total  ao  Glúten. 
A dieta, porém, não é fácil de ser seguida, porque o glúten está presente em vários alimentos do nosso consumo diário como pães, biscoitos, bolos, pasteis, alguns legumes, massas, etc. 

Mas hoje, já temos no mercado várias opções de alimentos que são isentos de glúten e casas comerciais, supermercados, restaurantes especializados, confeitarias, bufés de pães e similares, casas de produtos naturais e orgânicos, que oferecem essa nova opção de consumo para os portadores dessa intolerância alimentar. 

Gente!... Foi um prazer estar mais uma vez com vocês no Blog. 

Na próxima matéria sobre Intolerância ao Glúten descreveremos algo mais sobre o tratamento, principais alimentos que poderão ser substitutos pelo glúten, diagnóstico da doença celíaca, como alguns alimentos funcionais, entre os macronutrientes e micronutrientes,  podem ajudar na prevenção, controle e no tratamento da doença celíaca.

Boa Noite! Um bom fim de semana para todos!...Até o nosso próximo encontro no Blog!
Não percam a nossa próxima  matéria sobre o assunto! 
Fique ligado!

Publicado por:   Rubens F S Sene                             São Lourenço, 17//02/2017.
                  Farm/Bioq/Homeop/Fito/Nutri Func
                             CRF-MG 10828                   

Fontes: http://www.abc.med.br/
            https://www.portalvital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line