PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

sábado, 8 de setembro de 2018

CABELOS OLEOSOS - HOMENS, COMO CUIDAR DE NOSSOS CABELOS


CABELOS OLEOSOSCOMO EVITAR, COMBATER E CUIDAR BEM DOS SEUS CABELOS
CABELOS BEM TRATADOS TAMBÉM É ASSUNTO DE HOMEM

ELAS VÃO AGRADECER!
VERÃO ESTÁ CHEGANDO... E OS SEUS CABELOS?

Quem não quer manter a boa aparência e um charme especial?
Tudo pode começar pela nossa cabeça, um cabelo saudável e um corte personalizado define melhor a silhueta do rosto e nos deixa mais apresentável, até com uma expressão mais jovem e agradável!
Cabelos oleosos são um problema não só de estética como de saúde, pois podem surgir problemas no couro cabeludo e até mesmo problemas de queda capilar e dermatite seborreica, caspas e outros incômodos.
Se você tem um cabelo oleoso você deve passar por situações desagradáveis diariamente, não só pela estética e  como cuidar além de incômodos que ele causa também.
É um tipo de cabelo que pode até permitir uns  penteados legais, mas ao mesmo tempo pode causar alguns problemas como dores de cabeça e irritações para quem tem uma cabeleira mais volumosa.
Além dos cabelos,  alguns podem apresentar uma barba sebosa, pois a oleosidade também pode se espalhar pelo resto do corpo, a ativação excessiva das glândulas sebáceas do corpo podem provocar  isso também.
Quem tem a pele oleosa deve ter atenção não só em relação aos cabelos e a barba, mas cuidar do corpo todo também, alimentação e uma  higiene correta e constante, são fatores primordiais para se manter a pele e os cabelos saudáveis.

O que define um cabelo oleoso?
Basicamente, um cabelo oleoso possui uma quantidade de sebo em excesso, muito maior  do que os demais tipos de cabelo. O sebo é o óleo naturalmente produzido no couro cabeludo, e ao contrário do que parece, ele não é tão prejudicial assim. Na verdade, ele protege os cabelos dos efeitos da poluição e evita a quebra dos fios.
Por isso, os cabelos oleosos costumam ser mais lisos que os demais tipos, e até mais resistentes. O tipo oleoso depende dos cuidados básicos diários com mais atenção, pois um cabelo oleoso não é nada agradável esteticamente e nem saudável, muitas vezes, apresenta uma aparência “ escorrida “, com a impressão de acumular sujeiras.

Diferenças entre os outros tipos de Cabelos
Podemos destacar os principais tipos de cabelos, como os secos, oleosos e os mistos em relação à oleosidade. Todos os tipos de cabelos possuem certa quantidade de sebo necessário para os proteger, mantê-los soltos e sedosos, mas os cabelos oleosos se destacam por produzirem uma quantidade de sebo muito maior do que o normal. Os motivos são variados e envolvem vários  fatores como  fisiológicos, hormonais e até mesmo emocionais.

Continue lendo...

Principais fatores da oleosidade dos cabelos:
Fisiológicos
Pode ser devido a  uma dieta desequilibrada ou por problemas genéticos. O consumo em excesso de alimentos gordurosos, laticínios derivados do leite, queijo, iogurtes; o excesso de açúcar, carboidratos presentes na batata, arroz entre outros cereais, óleos hidrogenados, gorduras trans e saturadas, como as frituras, margarinas; podem causar problemas de oleosidade dos cabelos e da pele também. O consumo em excesso de proteínas e gorduras presentes nestes alimentos podem aumentar a atividade das glândulas sebáceas e a produção em excesso de gorduras. Isso pode atingir não somente os cabelos, mas a barba, a pele, as mãos e outras partes do corpo também.
Genéticos
O fator genético também é uma das causas, se há casos na família, você pode herdar essa herança não tão agradável, a falta de alguns nutrientes específicos também pode provocar isso, devido a falta desses nutrientes, como alguns ácidos graxos e Vitaminas do complexo B, a Vit. B6, por exemplo.
Hormonais
A mudança de hormônios específicos, como a Serotonina, Adrenalina, Testosterona, Ocitocina, Dopamina, entre outros relacionados aos estados emocionais, podem alterar o nível de produção das glândulas sebáceas no couro do cabeludo, muitas vezes aumentando a níveis incontroláveis.
Emocionais
O estresse e a ansiedade são um dos principais causadores de alterações das sebáceas produzindo oleosidade em excesso no couro cabeludo. Eles alteram a produção dos hormônios responsáveis pela produção do óleo no couro cabeludo. Quando produzem a menos podem provocar queda de cabelo, porém o seu excesso, pode causar um cabelo mais oleoso.
Fatores Externos
Algumas condições externas podem  tornar os cabelos mais oleosos e com excesso de sebo. O mais comum são temperaturas altas em períodos constantes, pois estimulas as glândulas sebáceas aumentado sua atividade secretora.  Portanto, no verão isso ocorre com mais frequência, por isso devemos evitar os banhos muito quentes ou lavar os cabelos em água quente, o ideal é uma temperatura bem amena, água morna ou próximo.
Outras causas
Em alguns casos específicos o aumento de sebo costuma ser bem problemático devido ao uso de produtos incompatíveis ou de má qualidade, alguns shampoos que não são compatíveis ao tipo de cabelo em que estão quando usados, também o uso de bonés com o cabelo molhado, e ambientes abafados como cozinhas são outros fatores externos bem comuns.

Quais são os problemas mais comuns com o cabelo oleoso?
Os cabelos oleosos, quando estão nos níveis normais, não costumam trazer muitos problemas. Mantendo alguns cuidados você pode apresentar um cabelo liso e bem chamativo. Mas os problemas decorrentes de uma oleosidade excessiva podem ser bem complicados.

Principais danos provocados pelo excesso de oleosidade
Basicamente, os mais prejudiciais são os seguintes:
Caspa – Não causa dano direto, mas deixa o cabelo bem com aparência indesejável, nada agradável.. Em quantidades pequenas, ele pode ser bem tratado com shampoo. Mas em grandes quantidades, além de ficar visível no visual, ele prejudica o crescimento.
Dermatite – São pequenas feridas no couro cabeludo que ocorrem devido a presença de caspa, que deixa essa região mais frágil e sensível, podendo até provocar irritações e infecções por microrganismos nos casos mais extremos (bactérias e fungos).
Queda de cabelo – Quando os sebos crescem em grande quantidade, as caspas e a dermatite promovem a queda direta de cabelo,pois o enfraquecimento do bulbo capilar não recebe os nutrientes necessários, eles não chegam aos fios de forma apropriada.

Dermatite Seborréia e os Principais Sintomas
De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:
  • oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  • escamas brancas que descamam – caspa;
  • escamas amareladas que são oleosas e ardem;
  • coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
  • leve vermelhidão na área;
  • possível perda de cabelo.
Esta dermatite pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Normalmente, se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas e tórax.

Como cuidar dos Cabelos Oleosos?
Agora que você já sabe quais são os pontos ruins em ter um cabelo oleoso, vamos mostrar os meios para você controlar esse aspecto de forma saudável para o seu organismo como um todo, e ter cabelos mais estilosos. E claro, se quiser uma estilizada real, com as dicas a seguir você pode fazer uso de outros produtos, como ceras e pomadas para cabelos, por exemplo, sem correr o risco da oleosidade prejudicar o visual.

Dicas importantes:
1 – Lavar os Cabelos em uma boa frequência
A limpeza dos cabelos oleosos funciona de uma forma um pouquinho diferente das demais. Dispense os condicionadores, ou guarde para situações em que os cabelos podem ficar ressecados, como quem vai a praia, por exemplo. Não é necessário usar condicionadores ou cremes nos cabelos oleosos, pois os efeitos naturais dos sebos acabam amplificados.
Lave apenas com shampoo próprio para cabelos oleosos uma vez ao dia, ou em dias alternados, a cada 3 dias por semana já é o suficiente para evitar o crescimento exagerado de sebácea no couro cabeludo. O segredo aqui é encontrar o equilíbrio adequado para não ficar com os cabelos “escorridos” cheio de sebo.
2 – Tenha um bom equilíbrio no shampoo com Sulfato de Sódio
Se você olhou a fundo as substâncias presentes nos shampoos para cabelos, vai ver que vários deles possuem uma mistura de Lauril Sulfato de Sódio. Encontrado em quantidades diferentes de acordo com o tipo de shampoo, e alguns outros cosméticos. Apesar dele possuir alguns riscos para a pele, e há quem diga que haja riscos de câncer, ele possui bons benefícios para o cabelo oleoso.
Shampoos com Lauril Sulfato de Sódio ajudam a tirar o óleo em excesso do couro cabeludo, mantendo-os lisos como o tipo sugere, mas sem exageros. Porém, é recomendável buscar um auxílio com um dermatologista sobre a porcentagem ideal para os seus cabelos, para escolher os produtos de acordo. Isso porque a substância pode ressecar o couro cabeludo também, então não deve ser usada com muita frequência.
3 – Tome banhos mais frios ou mornos
Eu sei que você gosta de um banho quente em dias frios, principalmente se você ficou o dia inteiro fora de casa. Mas não é algo muito saudável para os cabelos, já que as temperaturas quentes são uma das responsáveis pelo aumento de sebo no couro cabeludo. Isso pode ser evitado de uma forma simples.
Em dias de calor, opte pelos banhos gelados. Eles não só vai deixar seus cabelos saudáveis, com refrescam que é uma beleza. Eu sei que você liga o chuveiro no mínimo em dias não muito quentes, mas os benefícios vão bem além do cabelo bem cuidado. Em dias um pouco mais frios, opte pelo calor mínimo, que aquece o corpo e garante efeitos mais saudáveis para os cabelos.
4 – Evite os Condicionadores
Os Condicionadores são um “plus”  catiônico que dá corpo e hidratam os cabelos, mas devem ser utilizados com cautela devido a presença de PA oleosos, são mais indicados apenas para tipos de cabelos secos e muito quebradiços, encaracolados, para se obter efeitos anti-frizz, eles oferecem alguns nutrientes a mais para nutrir e fortalecer a raiz dos cabelos, incluindo alguns óleos naturais.
Portanto, devemos selecionar um condicionador específico para cabelos oleosos usados apenas em situações em que os cabelos ficaram secos de alguma forma em certos momentos, principalmente os cabelos mistos.
5 – Uso de  “Produtos Naturais”
Usar esses produtos com muita cautela e orientação para eliminar ou controlar o excesso de óleo no couro cabeludo, existem ótimos produtos no mercado à base de fitoterápicos de boa qualidade e específios nesses casos.
Podemos ver por aí várias soluções, shampoos caseiros, loções, enxagues diversos, entre outros produtos naturais que prometem ajudar a combater a oleosidade e deixar os cabelos bonitos e e saudáveis.
Mas “ nem tudo o que reluz é ouro “ em alguns casos eles podem ser muito úteis, mas consulte um especialista antes de usar qualquer coisa na sua cabeça. Entre os mais conhecidos, podemos destacar o vinagre que também não deve ser usado indiscriminadamente embora tenha seus benefícios, suco de limão e álcool podem queimar ou irritar a pele e o couro cabeludo, ou até mesmo desidratar os cabelos em seus excesso; essas substâncias podem ser prejudiciais ou até mesmo comprometer a saúde dos seus cabelos.
Algumas dessas substâncias naturais podem ajudar a fortalecer os cabelos e diminuindo a seborreia, além de impedir a proliferação de microrganismos, evitando dermatites e infecções por fungos e bactérias. Mas lembre-se, o bom senso e a orientação de um especialista é o melhor “remédio”, muita calma nessa hora!
6 – Shampoo Seco -  nos casos emergenciais ajuda muito
Shampoos secos podem ser usados nos casos emergenciais, eles costumam vir na forma parecida com talcos, podendo ser aplicados numa quantidade mínima no couro cabeludo,  de forma prática e rápida. Eles contém amido e alumínio em sua formulação e ajudam a absorver a oleosidade, além de deixar o cabelo mais brilhoso e menos oleosos.
Ele ajuda bem muito em situações de emergência e não deixa os  cabelos com a famosa aparência de “o cão lambeu” ou de “lambida de vaca”,  esse tipo de shampoo não tem propriedades de limpeza mas melhora muito a aparência aliviando o problema, deixando os cabelos brilhantes e mais soltos e secos.
O que quer dizer que resíduos de sujeira podem se acumular no topo da cabeça com o uso constante do shampoo a seco, e o resultado é um cabelo ainda mais sujo e num estado ainda mais perigoso para a raiz dos cabelos se você não tomar cuidado. Portanto, guarde o shampoo a seco apenas para emergências. De verdade.
7 – Tratamentos de longa duração são uma ótima solução
Alguns casos de oleosidade em excesso podem pedir por tratamentos específicos. Quando os shampoos e outros cuidados regulares não dão conta, é sinal que uma intervenção mais apurada é necessária. Esses tratamentos, feitos por um dermatologista ou tricologista (médico especializado em doenças e distúrbios fisiológicos relacionados a queda de cabelo), visam limpar profundamente a raiz dos cabelos.
Situações que podem pedir por uma consulta médica incluem as seguintes.
8- Uma alimentação saudável e equilibrada
Cabelos oleosos são um pouco mais difíceis de lidar do que se imagina. Os cuidados são constantes, e deve se atentar a todos os detalhes se quiser um visual bem feito e bem cuidado. Procure atrelar outros bons cuidados naturais aos cabelos deste tipo com uma boa alimentação, e checar com frequência se os efeitos dos produtos adequados foram bem sucedidos.

Como agir em casos  mais específicos?
Caspas em Excesso – Quando o cabelo está com muitas caspas, eles prejudicam o crescimento dos fios, e levam a pequenas dermatites. Nestes casos, são aplicados shampoos específicos para uso clínico, manipulados pelo tricologista. Assim você acaba com o excesso e pode cuidar depois normalmente com o shampoo de acordo.
Coceira no Couro Cabeludo – Pode ser causado diretamente ou não pela caspa. Em todo caso, a oleosidade em excesso pode levar o cabeludo a coçar a cabeça de forma tão intensa que leva a feridas, isso quando as próprias caspas já não fazem. Aqui, é preciso fazer um procedimento a laser de baixa potência, para fechar as inflamações, e realizar outros processos mais tranquilos.
Queda de Cabelo – Já ouviu falar de avulsão? É quando o cabelo começa a cair de forma intensa por causa da coceira direta no couro cabeludo. O excesso de caspas causa os mesmos efeitos, já que os fios ficam menos firmes. Massagens, além dos outros processos, são muito úteis para evitar um estrago maior no cabelo.

FIQUE LIGADO... EM NOSSA PRÓXIMA POSTAGEM IREMOS FALAR MAIS SOBRE O ASSUNTO – QUEDA DE CABELO E ALOPÉCIA MASCULINA.


                  - https://www.minhavida.com.br
                  - https://www.tuasaude.com.br
                  - https://www.blog.beard.com.br


Publicado por:       Rubens Fernando S Sene                                                                   São Lourenço, 08/09/2018.
                         Farm/Bioq/Homeop/Fito/NutriFunc
                                            CRFMG 10828




Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line