Principais Alimentos Funcionais que baixam o Colesterol...
Alguns alimentos ajudam a reduzir o colesterol, auxiliando no metabolismo das gorduras ou através do processo de absorção.
No caso de algumas fibras, óleos insaturados também ajudam a diminuir a taxa de colesterol, tão prejudicial ao coração e ao sistema cardiovascular..
O nível de colesterol alto no sangue pode provocar arteriosclerose , obstrução das artérias, e doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC, acidente vascular cerebral..
Os alimentos funcionais desempenham importante função de baixar os níveis de colesterol sanguíneo e prevenir doenças, mas é muito importante manter uma atividade física, evitando o sedentarismo.
Peixes São ricos em ômega 3 encontrado principalmente no salmão, atum, bacalhau , são fontes de gorduras insaturadas, proteínas e minerais. O Ômega 3 auxilia no controle e na redução do colesterol e dos triglicérides, previne doenças cardiovasculares, AVC - acidente vascular cerebral.,
Soja e derivados: É rica em vitamina E, isoflavonas, aumenta os níveis de HDL, o bom colesterol.
Tomate: Contém caroyenóides principalmente Licopeno, nutriente importante na prevenir do câncer de próstata e também ajuda a reduzir o colesterol..
Chia: Fonte de fibras e ômega 3, são potentes redutores do colesterol.
Laranja, limão: Eles são ricas fontes em fibras solúveis e vitamina C, tem função antioxidante e ajudam a diminuir o colesterol.
Oleaginosas: As nozes e castanhas auxiliam na redução do colesterol, são ricas em gorduras poli-insaturadas.
Quinoa: Possui alto teor de fibras e é rica em saponinas, substância redutora do colesterol.
Azeite de oliva: Rica fonte de ômega 9, gordura monoinsaturada, compostos fenólicos com alto poder antioxidante. Sendo consumido até 2 colheres de sopa ao dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol.
Óleo de coco: Contém ácido láurico, um ação com propriedades antibacte-rianas , compõe cerca de 50% da gordura do coco, também contém ácido caprílico, com propriedades antifúngicas e imunoestimulantes, ação antioxidante. Ajuda a reduzir o colesterol e tem efeito termogênico. Sugestão: usar até 3-4 colheres de sopa ao dia.
Óleo de gergelim: É fonte de ômegas 3, 6, 9 e vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres. Pode ser usado em saladas, pratos frios e massas.
Óleo de girassol: fonte importante de ômega 6 e de vitamina E. Pode ser asado à frio, sobre os alimentos, em aladas ou cozinhar alimentos rápidos em baixas temperaturas.
Óleo de linhaça: Fonte de ômegas 3 e 6 na proporção ideal. Estudos mostram sua ação na redução de triacilglicerol e colesterol e também na inibição de fatores inflamatórios. Pode ser misturado na proporção de 2 de azeite para 1 de óleo de linhaça e usado para temperar saladas.
Óleo de macadâmia: É rico em ômegas 7 e 9. Estudos mostram que seu consumo auxilia na redução das taxas de colesterol total e LDL. pode ser usado em diversas preparações, como em saladas e refogados. Recomenda-se o consumo de 1 a 2 colheres de sopa/dia.
Óleo de soja: É fonte de ômegas 6 e 3. Devemos preferir os prensados a frio. Usado largamente na culinária. rico em fitoesteróis, substâncias que impedem a absorção de gordura consumida, favorecendo a redução do colesterol.
Linhaça: Fonte de ômega 3 e ácido linoleico, ajuda a reduzir o colesterol e a glicose no sangue.
Berinjela: É rica em fibras e contém antocianinas, principalmente na casca, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicérides.
Uva: O suco de uva contém uma potente substância antioxidante chamada resveratrol, presente na fruta quanto no seu suco integral.
Cebola: É rica em vitamina C, além de reduzir o colesterol, tem ação anti-inflamatória, impedindo a formação de coágulos nos vasos sanguíneos.
Maçã: Também é rica em fibras solúveis, flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.
Feijão: É rico em fibras solúveis, o feijão branco é fonte de faseolamina, que auxilia no emagrecimento e absorção das gorduras, o seu consumo proporciona reduções significativas do colesterol total e do LDL.
Cevada: assim como os outros grãos integrais, contêm alto teor de fibras, selênio e beta-glucano, uma substância que ajuda a baixar o colesterol LDL, o mau colesterol.
Abacate: É rico em ácido oleico, substância que previne o acúmulo de LDL, o colesterol ruim, e ajuda a equilibrar os níveis de HDL no sangue.
Além da dieta é muito importante a prática de atividades físicas, pois ajuda na queima das gorduras acumuladas no organismo, acelerando o metabolismo como fonte calórica, melhorando a circulação sanguínea e eliminação de toxinas. Procure orientação médica nos casos mais extremos, diabéticos, gestantes e cardiopatas devem passar por uma avaliação médica antes de qualquer procedimento ou dieta. Mas manter uma alimentação variada, saudável e balanceada está ao alcance de todos.
Até a próxima edição, um abraço para todos !
NOTA: Nossa próximo post será sobre os principais sucos e chás funcionais para diminuir o colesterol e seus benefícios.
Publicação: informações atualizadas por Rubens F, S Sene CRFMG 10828
Farm/Bioq/Homeop/Fito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com