PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

DIETA VEGANA...MAIS SAÚDE E BENEFÍCIOS NA SUA MESA!


Vegano... a dieta saudável!


 

Vegano é o termo usado para definir as pessoas que adotam um estilo de vida vegano, se comprometendo a respeitar a vida e aos animais, não os tendo como sua propriedade nem o seu abate para alimentação.


De acordo com a Vegan Society " O veganismo é a forma de viver que adota medidas de proteção aos animais, evitando sua exploração, toda forma de crueldade e seu abate para alimentação , vestuário ou qualquer finalida-de."

Veganismo é um movimento a respeito dos direitos animaise ambientais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e do meio ambiente por meio da agropecuária. O boicote a atividades e produtos que são contra direitos dos animais e do ambiente é uma das princi pais defesas do veganismo. Continue lendo...



A cada dia tem aumentado os adeptos ao veganismo, hoje, com a conscientização e os movimentos de prooteção aos animais, esse número tem aumentado, tem surgido um maior número de restaurantes veganos, principalmente nos EUA e Inglaterra desde 1997 até aos nossos dias

De acordo com a Oxford Companion to American Food and Drink (2007).tem sido comprovado que pessoas que incluem alimentos de origem animal em suas dietas tem mais chances de desenvolverem doenças degenerativas. principalmente doenças cardiovasculares.
A Associação Dietética Americana (The American Dietetic Asso-ciation) e Nutricionistas do Canadá (Dietitians of Canada) conside-ram a dieta vegetariana a mais apropriada para a vida, embora deva haver uma precaução para uma dieta planejada, evitando a car~encia de alguns nutrientes importantes como a vitamina B12, o ferro, vitamina D, cáçcio, iodo e acidos graxos, o ômega 3.

Etimologia


O termo inglês vegan foi criado em 1944 numa reunião organizada por Donald Watson (1910-2005) mais 6 pessoas após se desfiliarem da The Vegetarian Society por terem ideologias diferentes, decidindo, então, criar uma nova sociedade a The Vegan Society, adotando um novo conceito próprio.

Pensamento Vegano
O Veganismo adota hábitos alimentares isentos do uso como alimento de qualquer animal ou seus derivados, como exemplo, a galinha não se consome a sua carne e nem seus ovos, no caso do boi e a vaca , não se consome sua carne, leite ou o queijo e derivados, Tmabém não são feitos sapatos ou roupas de origem animal, aceitando os produtos e cosméticos testados em animais.


Os veganos procuram abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal.
Devemos diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetriana, pois ser vegano vai muito além, envolvendo um estilo de vida focando os direitos dos animais e a preservação do meio ambiente.

Vestuário e Acessórios

Vestuários e artigos feitos com peles, couro, lã, seda, camurça ou qualquer material de origem animal, assim como adornos feitos com pérolas, plumas, penas, ossos, pelos ou marfim entre outros, são condenados pelos veganos, pois implicam no sacrifício e exploração do animal de origem. Portanto, são utilizdos outros materiais como os tecidos vegetais, algodão e o linho, ou sintéticos como o poliéster e outros.

Alimentação Vegana

A dieta vegana é estritamente vegetariana e excluem qualquer tipo de carne ou seus derivados. Possuem uma alimentação a base de cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto industrializado que não seja de origem animal ou seus derivados, resultante da exploração animal.
Argumentos Veganos X Saúde
O consumo de alimentos de origem animal e seus derivados demonstram maior probabilidades de ter doenças degenerativas, por exemplo, doenças cardíacas. 
De acordo com o Guia de Nutrição para Americanos de 2010, um relatório emitido pelo Departamento de Agricultura Americano e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos Americano, uma dieta vegetariana está associada aos baixos níveis de obesidade, reduzido os riscos de doenças cardiovasculares.
De acordo com um estudo da European prospective investigation into Cancer and Nutrition - Oxford, uma dieta vegetariana é rica grandes quantidades de cereais, grãos, nozes, frutos e vegetais, sendo uma rica fonte de carboidratos, ômega 6, fibras, carotenóides, ácido fólico, vitamina C, vitamina E e magnésio, isso ajuda na prevenção de doenças como o câncer.
A dieta vegana é mais restrita, e as Dietas veganas mal planejadas podem provocar a carência de vitamina B12, cálcio, ácidos graxos omega-3, vitamina D, ferro, zinco, riboflavina (vitamina B2) e iodo.
A Associação Dietética Americana (The American Dietetic Association) e os Nutricionistas do Canadá (Dietitians of Canada) disseram, em 2003, que uma dieta vegana bem planejada fornece os nutrientes necessários para o nosso organismo durante os estágios da vida, desde a gravidez, amamentação, trazendo benefícios para nossa saúde, tanto no tratamento como na prevenção de doenças. DeanOrnish é um dos médicos que recomendam uma dieta vegana de pouca gorduras para prevenir e reverter certas doenças degenerativas.
As altas taxas gorduras animais e dietas de proteínas, como a dieta padrão americana, são prejudiciais para a saúde, sendo que uma dieta vegana tem baixa taxa de gordura podendo prevenir e reverter doenças degenerativas como a doença arterial coronariana e a diabetes.
Uma pesquisa de 2006 da Barnard descobriu que em pessoas com diabetes Tipo2 uma dieta vegana de baixas gorduras pode reduzir o peso, o colesterol total e o colesterol LDL, sendo muito melhor que a dieta prescrita pela Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Association).
Um estudo vegetariano feito em 12 anos pela Oxford com 11 000 pessoas selecionadas entre 1980 e 1984 indicaram que veganos tinham concentrações de colesterol total e LDL mais baixas do que os carnívoros. Os índices de morte eram menores e a mortalidade por doenças isquêmicas do coração estava diretamente associada ao consumo de gorduras animais e com o nível de colesterol na dieta. O estudo também sugeriu que os veganos no Reino Unido podem estar com risco de deficiência de iodo por causa de deficiências no solo.
Pessoas que evitam carne tem apresentado baixo índice de massa corporal do que pessoas que consomem carne, derivados e gordura animal. Essas pessoas que evitam carne tem baixos índices de mortalidade por doenças isquêmicas do coração e baixo nível de colesterol no sangue, baixa pressão sanguínea, e baixos índices de hipertensão, diabetes tipo 2 e câncer de próstata e colo de útero.
Em 1999 de cinco estudos comparando os índices de mortalidade de vegetarianos e não vegetarianos em países do leste descobriu que a mortalidade por doenças isquêmicas do coração era 26% menor entre veganos comparado com a maioria dos não vegetarianos, porém 34% menor entre os lacto-ovo-vegetarianos (que consomem laticínios e ovos) e pescetarianos (que consomem apenas peixes).
No Reino Unido foi feita uma pesquisa durante 15 anos e descobriu-se que entre os consumidores de carne aos vegetarianos e veganos, estes tinham 40% a menos o risco de contrair catarata em relação aos consumidores de carne.

Medicamentos, cosméticos, higiene e limpeza

Os veganos evitam o uso de cosméticos, produtos de higiene e de limpeza que tenham sido testados em animais.
Eles defendem a busca de alternativas para experiências laboratoriais, como testes in victro, cultura de tecidos, e modelos informatizados. 
As comunidade vegana dispoem de extensas listas de marcas e empresas de cosméticos, produtos de limpeza e higiene pessoal não testados em animais.
 
Entretenimento


Os circos com animais, rodeios, vaquejadas, touradas e jardins zoológicos, também são boicotados pelos veganos, segundo a ideologia do veganismo, estas práticas provocam a escravidão, posse, deslocamento do animal de seu habitat natural, causando a privação de seus costumes e comunidades, com adestramento forçados, causando sofrimento aos animais.
Eles também não caçam e nem pescam e boicotam qualquer tipo de esporte que envolva animais "não-humanos".
 
Dia Mundial Vegano



O Dia Mundial Vegano ("World Vegan Day", em inglês), é comemorado no dia 1 de novembro desde 1994, quando a Vegan Society da inglaterra comemorou os 50 anos de sua criação. Em 2004 o evento marcou o 60º aniversário da sociedade.
 




Comida Vegana Conceitos, Benefícios e Alimentos
A dieta vegana faz parte de um estilo de vida, assim como, nas suas escolhas pessoais, buscando soluções alternativas. Quem não come carne são vegetarianos, mas ser vegano vai além disso, não consomem nenhum produto de origem animal, como vestuários, perfumes, cosméticos entre outros também tstados em animais. Portanto, todo Vegano é vegetariano, mas nem todo Vegetariano é vegano!
Carnes, leite e derivados, ovos, e até mesmo mel estão fora da alimentação vegana, mas mesmo assim a comida vegana é saudável e saborosa
O que é a comida vegana?


A dieta vegana inclui todos os tipos de grãos, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas), verduras, frutas, legumes e várias receitas preparadas com esses alimentos.
Atualmente, a comida vegana se diversificou, preparando sorvetes, queijos, maionese e outros tantos alimentos, sem nenhum vestígio de origem animal, usando produtos vegetais e derivados.
A maioria dos pães são consumidos pelos veganos, assim como o tofu, que permite uma série de receitas, e vários outros produtos derivados da soja, farinhas de arroz integral, milho, outros cereais.
Também se questiona muito em relação à substituição dos derivados do leite e ovos por outros ingredientes e como administrar essas diferenças.
O que usar como substituto dos ovos?


A carne pode ser substituída pela proteína texturizada de soja e o leite, também pelo leite de soja, leite de castanhas, de aveia, de arroz e outros, já os ovos são mais difíceis de serem substituídos.
Os ovos numa receita tem algunas funções, eles servem para dar liga, para pincelar, em bolos dão consistência e volume.

Benefícios da comida vegana
 
Auxilia no emagrecimento: A dieta vegana é rica em fibras e pobre em gordura, sendo excelente para o emagrecimento. Esse é um dos benefícios que desperta muitas pessoas.
Prevenção de doenças crônicas: A ausência de gordura animal evita os malefícios da obesidade, colesterol, hipertensão, diabetes, e doenças degenerativas.  Menor consumo de toxinas: A grande maioria das toxinas que ingerimos são de origem animal, portanto, nesse caso, essa ingestão diminui grandemente. Estimula o sistema digestivo: As fibras são frequentes na dieta vegana e são extremamente importantes para regular o intestino e auxiliar na digestão, mantendo o estômago e intestinos saudáveis. As carnes são difíceis de serem digeridas e provocam lentidão no processo digestivo.  Aumenta o sistema imunológico: As vitaminas provenientes das frutas e legumes ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico, nos tornando menos vulneráveis às doenças oportunistas. Diminui o colesterol ruim: Os alimentos veganos ajudam a diminuir o colesterol ruim, pois são de origem vegetal, contendo fibras que ajudam na sua absorção.  Presença de Antioxidantes: Os alimentos naturais são ricos em nutrientes anti-oxidantes, como os carotenóides, vitamina C, vitamina E, vitamina A, protegendo as células contra os radicais livres e prevenindo doenças degenerativas, evitando o Mal de Parkinson e o Alzheimer.     Dieta detox natural: Ingerindo menos gordura e mais fibras, obtém-se um excelente efeito desintoxicante, ajudando na eliminação das impurezas do nosso organismo. Previne intoxicação alimentar e alergias: As intoxicações acontecem com maior frequência ao ingerir carnes, leite e ovos, algumas pessoas são mais sensíveis a esses alimentos.  



Principais alimentos veganos


A culinária vegana é leve, saborosa, colorida, variada e rica em nutrientes, pois são alimentos variados e naturais, mais saudáveis, incrementadas com temperos naturais e condimentos diversos.Principais alimentos utilizados na dieta vegana:


Tofu
Bastante conhecido e utilizado, o tofu é basicamente proteína e cálcio. Por seu sabor neutro, permite seu uso em incontáveis pratos, tanto doces, quanto salgados. É um coringa da cozinha vegana, entrando como substituto de leite e derivados, e até mesmo ovos, como já vimos anteriormente.
PTS
A proteína texturizada de soja é outra fonte de proteína, ferro, cálcio, zinco e também fibras. Seu preparo é simples, bastando hidratá-la com água quente por 15 minutos, e a seguir, utilizá-la em substituição à carne.
Leguminosas
Também fonte de proteínas, fibras e minerais. São elas: feijões, lentilhas, tremoços, grão de bico, etc. Os veganos fazem pratos incríveis a partir desses grãos.
Frutas e verduras
Todos sabemos que legumes, verduras e frutas são extremamente saudáveis, e devem fazer parte não somente da dieta vegana, mas, de todos. São fonte de vitaminas, minerais e fibras.
Cereais
Os cereais integrais fornecem os carboidratos e fibras. Vamos encontrá-los no arroz integral, na aveia, etc.
Quinoa
É uma semente muito rica nutricionalmente, nos dando proteínas essenciais, fibras, ferro, magnésio, entre outros minerais. Não contém glúten, portanto, sua digestibilidade é mais simples.
Seitan
Não muito conhecido por aqui, porém, já facilmente encontrado em lojas de produtos vegetarianos e veganos. O seitan é feito à base de glúten, e quando cozido, adquire textura e aspecto de carne. Veja uma sugestão de receita no final desse artigo.
Leite vegetal
O mais conhecido dos leites seguramente é o de soja, mas, também teremos facilidade em encontrar leite de aveia, amêndoas, etc. São uma ótima opção, inclusive aos não veganos, e aos intolerantes à lactose. Nesse segmento de substitutos lácteos, encontraremos também iogurtes, margarinas, queijos, etc.
Hambúrguer
Os hambúrgueres vegetais de soja são gostosos, fabricados pelas mesmas indústrias que nos oferecem o hambúrguer de carne e frango, bem temperados, e não deixam nada a desejar aos tradicionais.
Salsichas
Não será necessário abrir mão do cachorro quente, pois existem salsichas vegetais, à base de soja, encontradas facilmente, em grandes redes de hipermercados, inclusive.


Por que ser vegano?



O veganismo defendem a proteção aos animais e se preocupam com o bem estar da humanidade, se preocupando com a questão ambiental e sua fauna .
Através de uma alimentação natural e saudável sem o consumo de carne, gordura animal e seus derivados há men os intoxicação e o consumo de alimentos nutritivos e vegetais ajudam a prevenir doenças, proporcionando uma vida mais saudável e harmônica.
A proteção do meio ambiente é outro fator importante ao ser considerar pelo veganismo, pois a produção de carne e seus derivados consome uma grande quantidade de agua além de gerar lixo orgânico, afetando nosso ecosistema, por exemplo, a produção de carbono, atuando sobre o aquecimento global, foco d principal da politica mundial.
Sustentabilidade, pois a alimentação vegana é altamente sustentável resultando em benefícios para o ambiente, para quem produz os alimentos e quem consome, gerando oportunidades e produção de alimentos mais saudáveis e nutritivos, de melhor qualidade através da agricultura orgânica.

Publicação: pesquisa adaptada por Rubens F S Sene CRFMG 10828
                                                                            São Lourenço, 20/01/2017.

 

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/
             http://www.guiavegano.com.br/
             http://www.mundoboaforma.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line