PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

NUTRACÊUTICOS A BASE DE FLORES COMESTÍVEIS... PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS.


NUTRACÊUTICOS A BASE DE FLORES... VOCÊ SABIA?
 

MAIS SAÚDE... EU VEJO FLORES EM VOCÊ!

Definição: "Nutracêuticos são alimentos ou compostos bioativos isolados de alimentos na forma de medicamentos com benefícios comprovados para a saúde. Possuem mecanismo de ação definido, provocando alterações no sistema biológico , auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças e distúrbios orgânicos. "
 
Introdução: As flores tem sido usadas pela humanidade como alimento e remédio desde tempos remotos, seus benefícios tem sido comprovados empiricamente ao longo dos anos e atualmente a ciência tem comprovado suas virtudes através de pesquisas e análises laboratoriais confirmando cientificamente o que já se sabia ao longo dos anos. Algumas flores tem sido utilizadas popularmente entre os vários povos do mundo atual, como por exemplo , as flores do lírio-de-um-dia (Hemerocallis) na Ásia, as ; rosas (Rosa spp.) na Roma antiga; calêndula (Calendula officinalis) na França medieval; violetas de jardim (Viola odorata) como corantes, no século 17.
Atualmente temos as flores e seus nutrientes formulados em cápsulas e outras formas farmacêuticas estáveis, podem ser encontradas em farmácias e drogarias, lojas de suplementos alimentares e nutracêuticos.
No processo de produção destes medicamentos é muito importante a origem e qualidade da matéria prima utilizada e as técnicas específicas para a produção das mesmas, visando qualidade, segurança e eficácia terapêutica do produto final. Continue lendo...
   
PARTES DAS FLORES:
 
 





Devemos lembrar que NUTRACÊUTICOS não são alimentos e não devem ser consumidos sem orientação médica ou de um profissional competente, fale com seu médico, farmacêutico ou nutricionista,
Flores comestíveis: Muitos ainda não sabem que as flores podem ser comestíveis e também muito nutritivas, ajudando até mesmo a complementar nassa alimentação. As Flores Comestíveis podem ser consumidas juntamente com a comida, ou então na forma de Chá.
As flores comestíveis não apresentam contraindicação desde que sejam identificadas e usadas corretamente, elas podem ser consumidas como alimento em saladas, sopas, refogados e assados, em sobremesas como bolos, cremes e pudins, e também em sucos e vitaminas, chás e também na forma de medicamentos Nutracêuticos.

 
 
Cuidados: Existem algumas flores que são venenosas ou tóxicas, elas contém substâncias nocivas ao homem, por isso, devemos usar somente flores conhecidas. Há uma imensa variedade de flores que podem ser consumidas e serem usadas na preparação de saladas,, chás, ornamentar pratos e fazer doces, principalmente xaropes e geleias.
 
NOTA: Falaremos mais sobre Flores Comestíveis em nossa próxima matéria exclusiva muito em breve, dando continuidade ao assunto e postando várias receitas preparadas com flores comestíveis. Aguardem...
Nutrientes: Os nutrientes que compõem as flores podem ser benéficos para o nosso organismo e se bem aproveitados, ajudam na complementação alimentar e também ajudam a prevenir doenças.
Em relação às suas propriedades nutritivas as flores comestíveis são classificadas em 3 partes significativas na nossa alimentação, o pólen, o néctar e as pétalas e demais partes.
Pólen - Ele está presente em menor quantidade nas flores, é uma rica fonte de proteínas, aminoácidos, hidratos de carbono, lipídeos saturados e insaturados, carotenóides e flavonóides (1).Seu sabor é meio acre/ácido, um pouco desagradável, podem variar de acordo com a região produzida.
Néctar - É um líquido meio viscoso, com sabor adocicado, composto por açúcares, aminoácidos, proteínas, minerais, lipídeos, ácidos orgânicos, compostos fenólicos, alcaloides, terpenóides, entre outros. (3).
Pétalas - Nas pétalas e em outras partes das flores encontram-se compostos antioxidantes, minerais, vitaminas, entre outros. Existe uma preferência pelas cores amarelas e laranjas devido a sua composição. As suas cores estão relacionadas com a presença de flavonoides.

.PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS E SENSORIAIS:


NOME

Flavour
Begónia (Begonia x tuberhybrida) ligeiramente cítrico
Calêndula (Calendula officinalis) ligeiramente ácido, ligeiramente pungente
Crisântemo (Chrysanthemum spp.) ligeiramente a fortemente amargo
Cravo (Dianthus) ligeiramente amargo
Lírio-de-um-dia (Hemerocallis) floral, adocicado
Rosa (Rosa spp.) doce e aromático
Lilás (Syringa vulgaris) floral
Cravo-de-defunto (Tagetes patula) amargo, parecido com cravinho
Nastúrcio (Tropaeolum majus) semelhante a agrião
Túlipa (Tulipa spp.) doce, semelhante a ervilha
Amor-perfeito (Viola x wittrockiana) doce






Benefícios:


Seu efeito antioxidante protege o organismo contra os radicais livres e previnem doenças, ajudam a manter a pele saudável, principalmente na forma de chás ( begônias, rosas, nastúrcios e lírio-de-um-dia).
Algumas flores tem ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antiviral devido a presença dos flavonóides, combatendo e prevenindo inflamações e infecções.
Contém carotenóides e compostos aromáticos, importantes na prevenção e diminuindo os riscos na formação de cataratas e degeneração macular.
Seus óleos essenciais são compostos por terpenos. eles possuem propriedades medicinais, muito usados em Aromaterapia e Massoterapias, usados em terapias alternativas.
NOTA: Em breve publicaremos uma matéria exclusiva sobre Aromaterapia e Óleos Essenciais, um folder específico e orientativo contendo os principais óleos essenciais usados em terapias alternativas, suas propriedades e aplicações terapêuticas. Aguardem...
 
Cosméticos: Muitas flores são utilizadas na formulação de cosméticos, cremes, perfumes, como exemplo temos o óleo de rosa Mosqueta, de alfazema, Calêndula e outras.


Etnofarmacobotânica e Propriedades Terapêuticas:


Nome

Exemplos de uso terapêutico
Begónia (Begonia x tuberhybrida) anódino, antiflogístico, antiespasmódico, oftálmico, gástrico
Calêndula (Calendula officinalis) antiflogístico, antisséptico, antiespasmódico, diaforético
Crisântemo (Chrysanthemum spp.) expectorante, gástrico, doenças venéreas, gástrico
Cravo (Dianthus) antiespasmódico, cardiotónico, diaforético, diurético, oftálmico
Lírio-de-um-dia (Hemerocallis) purificador do sangue, cancro, laxativo, sedativo, antipirético
Rosa (Rosa spp.) cancro, diurético, laxativo, oftálmico, antirreumático, rins
Lilás (Syringa vulgaris) antipirético, desinfectante bucal
Cravo-de-defunto (Tagetes patula) digestivo, diurético, emenagogo, anti- helmíntico, carminativo, narcótico
Nastúrcio (Tropaeolum majus) antibiótico, depurativo, diurético, expectorante, emenagogo
Túlipa (Tulipa spp.) antipirético, cancro, laxativo, expectorante, depurativo
Amor-perfeito (Viola x wittrockiana) fitoterapia, pele




De acordo com as propriedades nutricionais, funcionais e terapêuticas, as flores comestíveis são consideradas como Nutracêuticos quando apresenta-das na forma de medicamentos, como por exemplo, em cápsulas e não devem ser confundidos com alimentos funcionais, que se apresentam na sua forma natural.
 


Publicado por: matéria pesquisada em sites e revisada por Rubens F S Sene.

                                                                                                                             São Lourenço, 09/JAN/2017.
http://alimentacaonatenutrac.blogspot.com/nutraceuticos-flores-comestiveis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line