ERVAS AROMÁTICAS & CONDIMENTARES...
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Mais sabor e saúde na sua mesa!
ÍNDICE:
1. Alecrim 4. Salsa 7. Coentro
2. Cebolinha 5. Hortelã 8. Manjericão
3. Tomilho 6. Louro Orégano 9. Orégano
1- Alecrim
O alecrim melhor utilizá-lo como erva aromática seca já que, ainda que algumas pessoas cozinhem com alecrim fresco, cabe ressaltar que costuma deixar um sabor bastante amargo. É uma erva aromática muito apropriada para todo tipo de carnes assadas, cordeiro e peixe.
Além disso, também tem propriedades medicinais e está, de fato, recomendado para as afecções hepáticas e digestivas.
2- Cebolinha
Muito utilizada na culinária e em associação com outras ervas aromáticas, como a salsa, podendo ser adicionada às saladas, sopas, omeletes, manteigas e cremes, patés e pratos diversos. Ela é rica em ferro, vitaminas, principalmente as vitaminas C e A. Ela possui propriedades aperientes e digestivas, ajuda no combate à gripe e resfriados, doenças das vias respiratórias e contém fitonutrientes anti-oxidantes.
3- Tomilho
O tomilho é uma erva similar ao alecrim; na cozinha costuma-se utilizá-lo com todo tipo de carnes, sopas e ensopados, além de poder ser combinado também em pratos como o frango ao forno, por exemplo.
Também podemos encontrá-lo utilizado como aromatizante de azeites e vinagres ou em temperos ou molhos.
É chamado de antibiótico dos pobres. Está recomendado para infecções das vias respiratórias, para acalmar a tosse. E, além disso, estimula a circulação capilar.
4- Salsa
A salsa é uma erva aromática que possui ricas propriedades culinárias e terapêuticas, deve sr utilizada de preferência na sua forma fresca, aproveitando mais o seu sabor e aroma. É muito comum nos pratos da cozinha mediterrânea e podemos utilizá-la no preparo de peixes, saladas, sopas ou em pratos mais simples como tortilhas.
Além do sabor e aroma, ela é fonte de sais minerais como o ferro e potássio, de vitaminas A, B1, B2, C e D. Ela também possui amplas propriedades medicinais, sendo muito utilizada pelos seus efeitos diuréticos, anti-hipertensivos, anti-colesterol e nutricionais.
5- Hortelã (Menta)
Existem diferentes espécies de menta, elas possuem propriedades e utilidades semelhantes na culinária, entre a mais popular de todas podemos destacar a hortelã. Especialmente na cozinha oriental, como no kebab entre outros pratos árabes. Ela também pode acompanhar perfeitamente o chocolate, o iogurte, a coalhada seca, pratos mais simples, como a sopa, tão comum na nossa gastronomia.
A menta possui óleos essenciais, também usado no preparo de alimentos e formulação de cosméticos, como loções de barbear, produtos de higiene bucal, perfumes, loções, entre outros.
6- Louro
O louro pode ser utilizado fresco ou seco, usado para dar sabor a caldos, feijões, saladas, molhos e peixes. Geralmente as folhas são retiradas antes de servir o prato.
É uma das ervas aromáticas secas mais comuns e utilizadas, normalmente as donas de casa tem sua dispensa o louro, já que ele é fundamental para pratos como lentilhas e feijões, por exemplo.
7- Coentro
As sementes de coentro são menos picantes que as folhas, são mais doces e com um leve sabor de limão. As folhas frescas são usadas para temperar saladas, arroz, caldos, carnes e peixes, também para decorar pratos. Em muitos países é utilizada no preparo de vários pratos, sobretudo na cozinha mediterrânea, indiana, latino-americana, chinesa e sudeste asiático.
Os frutos desta erva aromática são utilizados secos e de fato na cozinha indiana ela é um dos ingredientes indispensáveis na elaboração do caril. É utilizada moendo-se ou triturando-se esses frutos.
8- Manjericão
É uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha italiana e principalmente para molhos como, por exemplo, o molho pesto. O manjericão pode ser acrescentado a quase todos os pratos de massa, pois dá um sabor e aroma refrescante.
É um tipo de erva que pode ser utilizada desidratada (seca), mas se pudermos utilizá-la fresca, aproveitamos ainda mais o seu sabor agradável.
9- Orégano
Assim como o manjericão, o orégano é outra erva aromática muito utilizada na cozinha mediterrânea, particularmente na cozinha italiana em todos os tipos de massas e molhos.
Em infusão, o orégano ajuda a combater os acessos de tosse, além de apresentar diversas propriedades medicinais entre as quais se destacam a sua atividade antioxidante e antimicrobiana; estudos comprovados ainda lhe conferem ação antitumoral, antisséptica e também é considerada tonificante e digestiva.
PublIcação: Rubens Fernando S Sene São Lourenço, 19/05/2017.
Farm/Bioq/Homeop/Fito/NutriFunc
CRFMG - 10828
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com