PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

COLESTEROL ALTO FAMILIAR E RISCOS DE INFARTO ANTES DOS 50 ANOS


Colesterol Alto Familiar e o risco de Infarto antes dos 50 anos.


O índice de colesterol alto entre a população brasileira tem aumentado e segundo as estatísticas do Ministério da Saúde é preocupante, pois a incidência além de ser maior entre os homens, também tem atingindo faixas etárias em maior proporção antes dos 50 anos. Nas mulheres este índice é menor mas não deix de ser preocupante pois estão dispostas aos mesmo riscos, devendo observar os sintomas que nem sempre são observados, algumas manifestações podem ser diferentes também.

Incor tem feito campanhas para alertar e conscientizar a população sobre os riscos do colesterol alto e a incidência de doenças cardiovasculares, que atualmente atinge cerca de 683 mil pessoas onde a maioria não tem o conhecimento da doença e seus riscos.

De acordo com as pesquisas do Incor, a maioria dos homens com colesterol alto de origem familiar acabam se infartando ao chegarem aos 70 anos. Cerca da metade dos homens com hipercolesterolemia ecom história familiar poderão sofrer infarto antes dos 50 anos ou ao atingirem os 70 anos de acordo com o Instituto do Coração do Hospital ds Clínicas de São Paulo, o Incor.

Segundo o crdiologista do Incor Dr. Raul dos Santos Filho, se fizer um tratamento correto é possível prevenir a doença e retardar a mortalidade do paciente de 10 a 30 anos, melhorndo sensivelmente sua qualidade de vida. 

A doença é assintomática, esse é a maior preocupação:
O maior problema da HF é por ser uma doença assintomática, o diagnóstico só é feito através da dosagem dos níveis de colesterol sanguíneo. Muitas vezes, pacientes jovens com história familiar chegam a infartar mesmo até aos 13 anos, por não ter o conhecimnto da doença.

Portanto, os casos de história familiar devem ser avaliados precocemente, antes que a doença se instale e aumente os riscos de infato, principalmente em pacientes que não tem um a vida com hábitos alimentares saudáveis e sedentária.

Parentes de primeiro grau devem ser diagnosticados preferencialmente e confirmado a doença atrvés dos exames laboratoriais, deve ser avaliado também os demais familiares.

O colesterol alto familiar pode levar o paciente à more antes dos 40 anos se não for tratado, a HF (hipercolesterolemia familiar) atinge uma a cada 200 pessoas segundo as pesquisas.

Segundo o cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor, em São Paulo, Dr. Raul dos Santos, explica que o HF não é uma doença rara e que deve ser tratada. Somente nos casos raros o colesterol já pode estar aumentado desde o nascimento, já com valores expressivos de um paciente adulto, onde os riscos de apresentarem problemas cardiovasculares ainda mais jovens são precoces.
Os pais devem ficar alertas a esse problema, pois quem herda o gene que aumenta o colesterol do pai e da mãe, om risco é maior e mais grave, pois a média de incidência do primeiro infarto ocorre aos 13 anos, segundo o Dr. Raul dos Santos; é um problema mais raro.


Exame - Colesterol total e frações:


Através do exame de sangue podemos medir as taxas de colesterol e de suas frações HDL (o "colesterol bom"), LDL (o "colesterol ruim") e triglicerídeos na corrente sanguínea. Sua produção ocorre no fígado e participa de vários processos fisiológicos e metabólicos importantes para o nosso organismo, mas o seus altos níveis sanguíneos podem aumentar os riscos e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.



Finalidade do exame:

A avaliação dos níveis do colesterol permite ao médico detectar e avaliar o risco de doenças cardiovasculares e adotar procedimentos para reduzir os níveis de colesterol sanguíneo. além dos exames e tratamento médico, o paciente deve mudar seus hábitos de vida, adotando habitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas, além dos medicamntos específicos.

Como é feito o exame::
- coleta do sangue em laboratório: O sangue é coletado  puncionando diretamente uma veia do braço através de uma seringa ou agulha.
- preparo: Jejum de até 12 horas dependendo da idade do paciente, deve evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos até 48 hrs e o consumo de bebidas alcoólicas até 72 antes da realização do exame. Caso esteja tomando medicamentos deverá ser informado.
- Valores de referência:
Colesterol total (CT): inferior a 200 mg/dL
LDL: inferior a 100 mg/dL
HDL: superior a 60 mg/dL
Triglicerídeos: inferior a 150 mg/dL


Tratamento:
O tratamento deve iniciar mudando o estilo de vida, através de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, além do uso de medicamentos prescritos por especialistas para controlar os níveis do colesterol. No caso da HF, hipercolesterolemia familiar, além procurar um especialista, o tratamento depende do uso medicamentos e algumas particularidades, além de uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.
Publicação: pesquisa e adaptação por Rubens F S Sene - Far/Bioq/Homeop/Fito
                                                                                                                  São Lourenço, 25/01/2017.

              www.cardiol.br
              www.ig.com.br/saude

COLESTEROL ALTO... VEJA OS PRINCIPAIS ALIMENTOS FUNCIONAIS QUE AJUDM A REDUZIR OS NÍVEIS DE COLESTWROL

Principais Alimentos Funcionais que baixam o Colesterol...


          Alguns alimentos ajudam a reduzir o colesterol, auxiliando no metabolismo das gorduras ou através do processo de absorção.
           No caso de algumas fibras,  óleos insaturados também ajudam a diminuir a taxa de colesterol, tão prejudicial ao coração e ao sistema cardiovascular.. 
           O nível de colesterol alto no sangue pode provocar arteriosclerose , obstrução das artérias, e doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC, acidente vascular cerebral..
           Os alimentos funcionais desempenham importante função de baixar os níveis de colesterol sanguíneo e prevenir doenças, mas é muito importante manter uma atividade física, evitando o sedentarismo.
           Principais alimentos funcionais que vão ajudar a diminuir o colesterol:
           continue lendo...

sábado, 21 de janeiro de 2017

PAVÉ DE PESSEGO COM GANACHO DE CHOCOLATE E CASTANHAS

PAVÉ DE PESSEGO COM GANACHO DE CHOCOLATE E CASTANHAS

SAUDÁVEL, SABOROSO, FUNCIONAL E SEM LACTOSE

RECEITA

Ingredientes:
 
creme de pêssego
  • 01 xícara de  castanha de caju
  • 01 xícara de leite de coco
  • 01e 1/2  xícara de pêssegos picados
  • 01  xícara de açúcar mascavo
  • 01 colher de sopa de óleo de coco
  • 01 pacote de biscoito champagne (em pedaços)
  • 01 copo de suco de laranja (reservar)      veja a receita...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

DIETA VEGANA...MAIS SAÚDE E BENEFÍCIOS NA SUA MESA!


Vegano... a dieta saudável!


 

Vegano é o termo usado para definir as pessoas que adotam um estilo de vida vegano, se comprometendo a respeitar a vida e aos animais, não os tendo como sua propriedade nem o seu abate para alimentação.


De acordo com a Vegan Society " O veganismo é a forma de viver que adota medidas de proteção aos animais, evitando sua exploração, toda forma de crueldade e seu abate para alimentação , vestuário ou qualquer finalida-de."

Veganismo é um movimento a respeito dos direitos animaise ambientais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e do meio ambiente por meio da agropecuária. O boicote a atividades e produtos que são contra direitos dos animais e do ambiente é uma das princi pais defesas do veganismo. Continue lendo...


sábado, 14 de janeiro de 2017

ARROZ VEGANO COM LEGUMES E AÇAFRÃO... UM SABOR INDIANO!

ARROZ INDIANO COM LEGUMES...

UM SABOR VEGANO E COLORIDO!


RECEITA
Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picada em cubos
  • 2 xícaras (chá) de arroz integral
  • 3 xícaras (chá) de água fervente
  • 1 colher (chá) de curry em pó (ou açafrão)
  • 1 pimentão verde cortado em cubos
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • 1 pimentão amarelo cortdo em cubos
  • 1/2 nabo cortado em cubos
  • 1 pimenta vermelha cortada em cubos pequenos
  • 1 cenoura média ralada
  • 2 colheres (sopa) de coentro (ou salsa picado)
  • 3 colheres (sopa) de cebolinha
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco
  • Sal a gosto
  • 
    Modo de preparo:
  • Aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o arroz
  • Adicione a água fervente, o curry e o sal
  • Deixe a panela com meia tampada
  • Em fogo baixo cozinhe até que o arroz comece a secar
  • Junte os legumes picados em cubo
  • Deixe mais 5 minutos, coloque mais água se for necessário
  • Retire do fogo quando estiver bem seco
  • Adicione o leite de coco, o coentro e a cebolinha e misture lentamente
  • Colocar numa travessa e servir ainda quente
  •  
    Receita adaptada por: Rubens F S Sene                         São Lourenço, 14/01/2017
     

    HIPERTENSÃO ARTERIAL... CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO.

    HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

     
    QUEM AMA CUIDA...

    Introdução: A HAS é a mais frequente entre as doenças cardiovasculares. Por isso, é o principal fator de risco em complicações mais comuns, provocando o AVC-acidente vascular cerebral e o IAM-infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal.
    No Brasil, são cerca de 17 milhões de hipertensos, 35% da população de 40 anos ou mais, segundo o Ministério da Saúde. Esse número vem aumentando surgindo casos mais precoces, numa estatística de 4% entre crianças e adolescentes como os portadores de HAS. Devido ao aumento de óbitos e morbidades relativos à doença, se tornou um caso grave de saúde pública, não só no Brasil, mas em todo mundo.  A maior parte passa desapercebido por ser assintomática, pois muitos só procuram tratamento quando apresentam alguma ocorrência ou sintomas mais graves. 
    A HAS é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, com 40% das mortes por AVCs e 25% por doenças coronarianas, Ela é responsável por 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, combinada com o diabete, 50% dos casos de insuficiência renal terminal.
    Atualmente, o novo critério de diagnóstico de hipertensão arterial (PA 140/90 mmHg), houve uma variação na população urbana adulta brasileira entre 22,3% a 43,9%, dependendo da cidade analisada. Continue lendo...

    quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

    SOBREMESAS FUNCIONAIS SEM AÇÚCAR...... DIABETES CONTROLADA SEM PERDER O SABOR DA VIDA!

    SOBREMESAS FUNCIONAIS SEM AÇÚCAR...

    DIABETE CONTROLADA  E COM MAIS SABOR NESSE VERÃO!

    RECEITAS
     sorvete  de limão, sorvete de morango, mousse de chocolate,  geléia de pêssego e mirtilo,  geléia de morango, geléia de maçã
     
    É Verão e com esse  calor dá vontade de tomar um saboroso sorvete e  ainda mais se você for diabético. Não se preocupe,, para que você possa saborear esta refrescante sobremesa, nós separamos algumas receitas de sorvetes e outras saborosas, um toque ideal de sabor para você que tem  diabetes.
     
    Sorvete de limão
     
    Ingrediente para uma porção
    1 xícara de água de coco. 
    1 copo de sumo de limão.
    1 xícara de castanha de caju
    Raspa  de  1 limão.
    1 colher de sopa de óleo de coco
    1 clara de ovo.
    Edulcorante líquido (sucralose ou estévia, são naturais)
    contimue lendo...

    terça-feira, 10 de janeiro de 2017

    Ministério da Saúde - Hipertensão

    DIETA TERMOGÊNICA...PERCA ATÉ 4 KG EM 30 DIAS


    DIETA TERMOGÊNICA...SEUS BENEFÍCIOS, PRINCIPAIS ALIMENTOS TERMOGÈNICOS E CARDÁPIO COMPLETO!

    

    EMAGREÇA ATÉ 4 KG EM 30 DIAS!

     
    
    O que são alimentos termogênicos?
     
    Termogênicos são alimentos que aceleram o metabolismo aumentando a temperatura corporal. eles aumentam o gaso calórico eliminando a gordura acumulada, facilitando o emagrecimento. Os alimentos termogênicos podem agir tornando o processo da digestão mais lento, como as fibras, por exemplo, ou aumentando a queima de calorias como a cafeína contida no café e alguns chás, como o chá verde.
    Termogênese - A temperatura interna ideal para o nosso corpo depende do gasto de energia e do nosso metabolismo basal, envolvendo um gasto de energia que pode auxiliar no emagrecimento.. O mesmo processo que mantém a temperatura corporal à 36ºC pode promover o emagrecimento naturalmente. A termogênese é um fenômeno fisiológico que mantém o equilíbrio entre a temperatura interna corporal e a do meio ambiente.
    A termogênese está diretamente relacionada ao metabolismo permitindo que os seres vivos utilizem energia para produzir e dispensar calor de acordo com as variações do meio ambiente e sus necessidades internas. Continue lendo...

    NUTRACÊUTICOS A BASE DE FLORES COMESTÍVEIS... PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS.


    NUTRACÊUTICOS A BASE DE FLORES... VOCÊ SABIA?
     
    
    MAIS SAÚDE... EU VEJO FLORES EM VOCÊ!

    Definição: "Nutracêuticos são alimentos ou compostos bioativos isolados de alimentos na forma de medicamentos com benefícios comprovados para a saúde. Possuem mecanismo de ação definido, provocando alterações no sistema biológico , auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças e distúrbios orgânicos. "
     
    Introdução: As flores tem sido usadas pela humanidade como alimento e remédio desde tempos remotos, seus benefícios tem sido comprovados empiricamente ao longo dos anos e atualmente a ciência tem comprovado suas virtudes através de pesquisas e análises laboratoriais confirmando cientificamente o que já se sabia ao longo dos anos. Algumas flores tem sido utilizadas popularmente entre os vários povos do mundo atual, como por exemplo , as flores do lírio-de-um-dia (Hemerocallis) na Ásia, as ; rosas (Rosa spp.) na Roma antiga; calêndula (Calendula officinalis) na França medieval; violetas de jardim (Viola odorata) como corantes, no século 17.
    Atualmente temos as flores e seus nutrientes formulados em cápsulas e outras formas farmacêuticas estáveis, podem ser encontradas em farmácias e drogarias, lojas de suplementos alimentares e nutracêuticos.
    No processo de produção destes medicamentos é muito importante a origem e qualidade da matéria prima utilizada e as técnicas específicas para a produção das mesmas, visando qualidade, segurança e eficácia terapêutica do produto final. Continue lendo...

    sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

    Diabetes... fique por dentro e viva um verão Feliz!

    DIABETES

    NESTE VERÃO FIQUE POR DENTRO...TENHA UM VERÃO SAUDÁVEL!

    DICAS IMPORTANTES...
    Fonte: APDP-Assoc. dos protetores de diabetes de Portugal 

     
    O SOL É MAIS FORTE NESTE PERÍODO           
    IMPORTANTE... ALIMENTAÇÃO LEVE HIDRATAÇÃO!
             CUIDADO! USE PROTETOR SOLAR!                         

     CAMINHE COM SEGURANÇA...
    PROTEJA SEUS PÉS!

     ALÉM DE CURTIR... PROCURE DESCANSAR
    POR ALGUNS PERÍODOS!

    

    CULTIVE SAÚDE!

    

    
    
    
    ALIMENTOS ORGÂNICOS
    PLANTE ESSA IDÉIA!
    
       MOVIMENTE-SE...                            FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS!
                        



    O SEU CORAÇÃO VAI TE AGRADECER... ELE VAI PULAR DE ALEGRIA!

       Publicado por:        Rubens F S Sene                                      São Lourenço, 06 JAN 2017.
                                  Farm/Bioq/homeop/Fito
                                          CRFMG-10828


     GOSTOU?... DÊ UMA CURTIDA EM NOSSA PÁGINA!
    

    quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

    MOUSSE DE ABACAXI COM CALDA DE HORTELÃ

    MOUSSE DE ABACAXI COM CREME DE BAUNILHA E CALDA DE HORTELÃ...

    SAUDÁVEL, NUTRITIVO E VEGANO...
    MAIS SABOR NESTE VERÃO!
    
    Receita:
    
     
    Ingradientes para o mousse:
  • 1 xícara de castanha de cajú
  • 1/2 xícara de castanha do pará
  • 2 fatias generosas de abacaxi
  • 3 colheres de sopa de melaço de cana orgânico (ou de rapadura)
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 clara batida em neve
  • 
    Modo de preparo:
    
  • Colocar num liquidificador as castanhas, o óleo de coco, o melaço de cana e bater por 5 minutos. Acrescentar o abacaxi e bater mais 5 minutos ou até formar um creme homogêneo.
  • Bater a clara em neve numa vasilha separada e reservar.
  • Despejar o mousse e a clara batida em neve levemente até misturar bem.
    • 
      
    Ingredientes para o creme de baunilha:
    
    • 1 xícaras de leite de soja (ou leite de castanhas)
    • 1 xícara de leite de coco
    • 1 gema de ovo
    • 1 colher de sopa de farinha de arroz integral (ou mingau de arroz, ou amido de milho)
    • 3 colheres de açúcar mascavo ( ou melaço de cana /rapadura)
    • 1 colher de sopa de óleo de coco
    • 3 gotas de essência de baunilha (ou a gosto)
                                • 
    Modo de preparo:
    • Colocar numa caçarola o leite de soja, o leite de coco, o açúcar mascavo e levar ao fogo brando.
    • Em seguida, acrescentar o óleo de coco e as gotas de baunilha, sem levantar fervura.
    • Acreescentar a farinha de arroz dissolvida em um pouco de água à mistura e mexer levemente sem deixar empelotar.
    • Ao tomar consistência, acrescentar a gema do ovo mexendo bem, com cuidado prá não embolar o creme, desligar e esperar esfriar, reservar
    
    Calda de hortelã:
    
  • Num liquidificador coloque 3 colheres de sopa de hortelã picado (ou a gosto) e 2 e 1/2 xícaras de água, acrescente 1 xícara de açúcar mascavo e leve ao fogo médio.
  • Acrescente uma raspa de limão, uma canela em pau, 2 cravos da índia e deixer apurar por alguns minutos sem queimar a calda.
  • Acrescente 1/2 colher de chá de farinha de arroz (ou amido de milho).
  • Mexa bem sem empelotar ou queimar a calda até ficar no ponto não muito grossa.
  • Deixe esfriar e reserve.
  • Montagem:
  • Desenhar internamente as taças com a calda de hortelã, colocar uma camada do mousse de abacaxi, outra do creme de baunilha, para finalizar mais uma camada do mousse de abacaxi.
  • Cortar uma fatia fina de abacaxi em pedaços e colocar sobre as taças com o mousse montado para decorar, coloque uma raminho de folhas de hortelã para decorar.
  • Colocar na geladeira por alguns minutos até gelar e servir gelado.

                        Receita: Rubens F S Sene                                                 São Lourenço, 03/01/2017



     

     

     

     

     

     

     

     


     

    ALIMENTAÇÃO NATURAL & NUTRACÊUTICA: MOUSSE VEGANO DE PESSEGO E CREME DE BAUNILHA

    ALIMENTAÇÃO NATURAL & NUTRACÊUTICA: MOUSSE VEGANO DE PESSEGO E CREME DE BAUNILHA: MOUSSE DE PÊSSEGO COM CREME DE BAUNILHA... SAUDÁVEL, NUTRITIVO E VEGANO... MAIS SABOR DE VERÃO!  Receita: Ingradientes para o...

    MOUSSE VEGANO DE PESSEGO E CREME DE BAUNILHA

    MOUSSE DE PÊSSEGO COM CREME DE BAUNILHA...

    SAUDÁVEL, NUTRITIVO E VEGANO...
    MAIS SABOR DE VERÃO!
    
    Receita:
    Ingradientes para o mousse:
  • 1 xícara de castanha de cajú
  • 1/2 xícara de castanha do pará
  • 3 pèssegos médios picados (sem casca e caroço)
  • 3 colheres de sopa de melaço de cana orgânico (ou de rapadura)
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 clara batida em neve
  • 
    Modo de preparo:
  • Colocar num liquidificador as castanhas, o óleo de coco, o melaço de cana e bater por 5 minutos. Acrescentar os pêssegos e bater mais 5 minutos ou até formar um creme homogêneo.
  • Bater a clara em neve numa vasilha separada e reservar.
  • Despejar o mousse e a clara batida em neve levemente até misturar bem, reservar e colocar na geladeira.
    1. 
    Ingredientes para o creme de baunilha:
    
  • 1 xícaras de leite de soja (ou leite de castanhas)
  • 1 xícara de leite de coco
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de farinha de arroz integral (ou mingau de arroz, ou amido de milho)
  • 3 colheres de açúcar mascavo ( ou melaço de cana /rapadura)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 3 gotas de essência de baunilha (ou a gosto)
  • 
    Modo de preparo:
    
  • Colocar numa caçarola o leite de soja, o leite de coco, o açúcar mascavo e levar ao fogo brando.
  • Em seguida, acrescentar o óleo de coco e as gotas de baunilha, sem levantar fervura.
  • Acreescentar a farinha de arroz dissolvida em um pouco de água à mistura e mexer levemente sem deixar empelotar.
  • Ao tomar consistência, acrescentar a gema do ovo mexendo bem, com cuidado prá não embolar o creme, desligar e esperar esfriar.
  • 
    Calda de pêssego:
  • Numa caçarola pequena coloque uma 1/2 xícara de pêssegos em pedaços batidos com 2 xícaras de água, acrescente 1 xícara de açúcar mascavo e leve ao fogo médio.
  • Acrescente uma raspa de limão, uma canela em pau, 2 cravos da índia e deixer apurar por alguns minutos sem queimar a calda.
  • Acrescente 1/2 colher de chá de farinha de arroz ( ou amido de milho).
  • Mexa bem sem empelotar ou queimar a calda até ficar no ponto não muito grossa, retire os cravos e a canela em pau.
  • Deixe esfriar e reserve.
  • Montagem:
  • Desenhar internamente as taças com a calda de pêssego, colocar uma camada do mousse de pêssego, outra do creme de baunilha, para finalizar mais uma camada do mousse de pêssego.
  • Cortar alguns pedaços de pèssego em 4 fatias por cima do mousse decorando cada taça, colocar folhas de hortelã para decorar formando um ramo ou a gosto.
  • Colocar na geladeira para conservar gelado por alguns minutos, servir gelado.

  •          Receita: Rubens F S Sene                                                          São Lourenço, 03 JAN 2017.

     
    http://alimentacaonatenutrac.blogspot.com/moussedepessegocomcremebaunilha


     

     

     

     

     

     

     

     

     

    segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

    PÃO SABOROSO COLORIDO DE CEBOLA SEM GLÚTEN


    Pão Saboroso Colorido de Cebola com Linhaça e Gergelim... sem glúten!
    Nutritivo, Funcional e Saboroso!
    Receita:
    Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de milho processada (mais fina)
  • 1 xícaras de farinha de arroz
  • 1 xícara de cebola picada em cubos pequenos
  • 1/2 pimentão verde em tiras picadinho em cubos
  • 1/2 pimentão vermelho em tiras picadinho em cubos
  • 1/2 pimentão amarelo em tiras picadinho em cubos
  • 1 colher de chá de zatar (tempero árabe), orégano ou manjerona (opcional)
  • 1 colher de sopa de gergelim
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 pitada leve de sal (a gosto)
  • 1/4 xíc de óleo (milho)
  • 1/2 xíc de água
  •  
    Modo de preparo:
  • Coloque numa vasilha a farinha de milho e de arroz, o fermento em pó e o sal, o condimento, misture bem e reserve.
  • Acrescente a água e o óleo e com uma colher de pau bata até formar uma massa homogênea.
  • Acrescente a cebola, o pimentão, o gergelim e a linhaça, misture até ficar uma massa homogênea. Polvilhe com sementes de gergelim e linhaça para decorar. Coloque numa foma untada com manteiga polvilhada com farinha de milho.
  • Leve ao forno 180 ºC pré-aquecido por uma média de 20-30 minutos ou até ficar bem dourado e crocante. Deixe descansar por mais uns 5-10 minutos.
  • Retire do forno, desenforme e espere esfriar, em seguida, poderá fatiar se desejar e embalar ou conservar em recipiente de plástico apropriado.
  • Sugestões:
  • Opção 01- 1 xícara de chá de legumes picados em cubos bem pequenos ou triturados (tomate, cebola, pimentão e cheiro verde ou coentro picados e misturados) e misture bem na massa antes de enformar.
  • Opção 02- Adicione à massa 01 colher de sopa de gergelim, de linhaça, de chia; 01 xícara de castanha do pará e de cajú mistura-das e trituradas, 1 colher de café de erva doce, misture bem e enforme.   
  •  
    Receita: Rubens Fernando S Sene                                                  São Lourenço, 01 JAN 2017.
    
     
     
     



      
     


     





     



     

    LASANHA DE BERINGELA AO MOLHO DE MANJERICÃO

    LASANHA DE BERINJELA AO MOLHO DE MANJERICÃO

    Com muzarella ou Tofú... um toque vegetariano!

    RECEITA
    Ingedientes:

  • 4 berinjelas médias
  • 2 cebolas médias
  • 5 tomates maduros sem cascas e sementes
  • 4 colheres de azeite puro
  • 4 dentes de alho amassados
  • 3 lascas de gengibre amassadas
  • 3 pimentas vermelhas em sementes picadas
  • 250 gr de queijo muzzarella
  • 1 xícara de champignon picados em fatias finas
  • 1 xícara de chá de cheiro verde (cebolinha e salsa)
  • 1 pitada de sal (hipossódico ou do Himalaia)
  • 1/2 xícara de folhas de manjericão picadas (ou a gosto)
  • Modo de preparo:
    • Cortar as berinjelas em fatias finas e colocar de molho numa vasilha com água e suco da metade de um limão para não escurecer.
    • Colocar os tomates numa panela com água fervente por 5 minutos, lavar com água fria, retirar a pele e as sementes, reservar.
    • Cortar as cebolas em cubos pequenos e reservar.
    molho:
    • Num liquidificador, colocar os tomates, o alho, o gengibre, a pimenta picada, metade do manjericão, metade do cheiro verde (reserve a outra metade), bater por 2 minutos mais ou menos.
    • Numa caçarola, colocar o azeite, a cebola picada e levar ao fogo até dourar, despejar o molho de tomate e apurar em fogo brando até ficar um pouco consistente. Desligar o fogo e acrescentar a outra metade do cheiro verde.
    montagem:

  • Numa assadeira ou pirex, untar com azeite e colocar uma camada de berinjelas ( retirar da água e secar bem ates) e cobrir com parte do molho.
  • Em seguida, cobrir com uma camada de queijo mussarella e molho, sucessivamente, terminando com uma camada de berinjela e para finalizar com o restante do molho. Colocar o restante do manjericão sobre a última camada de molho.
  • Levar ao forno 180ºC pré-aquecido por uma média 25 minutos ou até ficar bem assada.

  • 2ª Opção: Para os vegetarianos restritos ou indivíduos intolerantes à lactose, pode substituir o queijo muzzarella pelo Tofú, queijo de soja, mais saudável e com menos calorias. Ao invés de fatias, pique em pedaços e triture para espalhar sobre as camadas da lasanha.

    Receita: Rubens F S Sene                                        São Lourenço, 01 JAN 2017.



    https://alimentacaonatenutrac.blogspot.com/lasanhadeberingela-molhodemanjericao
     

    Cursos24hrs on line