Frutas que ajudam a Emagrecer, a Reduzir o Colesterol ruim e a Pressão Alta, Controle do Diabetes...
Veja seu índice glicêmico e as melhores frutas aliadas para
diminuir o colesterol, tratar o diabetes, prevenir
distúrbios gástricos, intestinais entre outros...
FRUTAS & BENEFÍCIOS
Quanto mais variedades de frutas nós consumimos, mais qualidade e variedade de fitonutrientes e fitoquímicos elas nos fornecem, favorecendo a nossa saúde. Não somente as frutas devem fazer parte do nosso cardápio principal, mas também as verduras, legumes e outras classes de alimentos.
continue lendo...
As frutas possuem colorações diferentes e variadas devido a sua composição fitoquímica, são substâncias bioativas com classificação e funções especificas de acordo com suas propriedades nutricionais, funcionais e terapêuticas. As frutas de coloração vermelha, roxas são as mais ricas em anti-oxidantes e combatem os radicais livres, prevenindo o câncer, previnem o envelhecimento precoce, protegem a pele, são amigas do coração e nos trazem mais sensação de prazer, alivia os estados depressivos e faz seu dia mais colorido e saudável.
Os efeitos e benefícios das frutas são evidenciados diante de um consumo equilibrado e diário, sendo capaz de fornecer ao nosso organismo as quantidades ideais de nutrientes diários para manter o nosso organismo em plena atividade.
PACIENTES DIABÉTICOS - CONTROLE DA GLICEMIA!
PROCURE CONSUMIR AS FRUTAS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO, VARIANDO O CARDÁPIO ENTRE AS DEMAIS VARIEDADES DE FRUTAS.
O que é índice glicêmico?
Índice glicêmico é um parâmetro que mede o consumo que o carboidrato de um alimento leva para ser absorvido pelo intestino. Quanto mais rápida for essa absorção, maior será a capacidade desse alimento gerar picos de insulina no organismo.
VEJA ABAIXO A TABELA COM O ÍNDICE GLICÊMICO DE ALGUNS ALIMENTOS
Maçã: ajuda a manter a saciedade e reduzir edemas, suas fibras ajudam no emagrecimento e a diminuírem o colesterol ruim, o fato de mastigarmos as frutas ricas em fibras é relevante para aumentar a saciedade e auxiliar no emagrecimento.
As fibras insolúveis presentes na casca das frutas, como a maçã, ficam mais tempo no trato digestório para serem digeridas e retardando a sensação de fome; sendo rica em minerais, se destacando o potássio, ela ajuda a eliminar o sódio corpóreo prevenindo e reduzindo a retenção de líquido pelo organismo, diminuindo os inchaços.
Abacate: É rico em gorduras saudáveis, monoinsaturadas, como o ácido oleico, também presente no azeite de oliva, consideradas amigas do coração, pois ajudam no controle e redução do colesterol e das gorduras ruins, bloqueando a ação do LDL, elevando os níveis sanguíneos do HDL (bom colesterol).
O abacate apesar de seus benefícios é uma fruta rica em calorias e deve ser consumida com cautela pois seu excesso pode levar ao aumento de peso, muitos preferem consumir com açúcar para dar um bom paladar, preferivelmente, pode ser consumido com cacau orgânico, substituir o açúcar pelo melaço de cana, apenas uma mínima quantidade, acrescentando suco de limão in natura, ajuda na sua digestão, pois anti-oxidantes e dá um sabor diferente e saudável, Também pode ser consumido na forma de cremes, sorvetes, mousses de chocolate, em coberturas de bolos e tortas, em sopas e no preparo do guacamole, uma famosa especialidade da culinária mexicana.
Banana: A banana é uma fruta mais consumida no pais, de norte a sul, é rica em fibras, enzimas, vitaminas e minerais, exerce proteção ao trato digestório, boa para a pele na forma de máscaras faciais, mesmo o seu consumo. A banana verde, contém substâncias que protegem as mucosas do estomago, prevenindo e aliviando as gastrites e azias.
A banana verde é mais rica em amido que é digerido pela amilase, sendo digerido primeiramente na boca pela ação das enzimas salivares, evitando o estímulo e produção de ácidos pelo estômago no processo da digestão, evitando o aumento do pH estomacal e irritações do trato digestivo, principalmente do estômago.
O amido se transforma em frutose, um outro tipo de carboidrato, à medida que a fruta vai amadurecendo, a banana prata é menos ácida que a banana nanica, sendo mais ácida e mais rica em frutose, isso justifica seu sabor mais adocicado, não deve ser indicado para indivíduos com gastrite,
COMO A BANANA PODE AGIR NO SEU CORPO
" Yes! Nós temos bananas! "
Fonte: http://wikimedia.org
Limão: É rico em vitamina C e anti-oxidante, o ácido nicotínico presente no limão protege as artérias e previne as doenças cardiovasculares, com seus benefícios para os diabéticos protegendo os vasos sanguíneos e artérias contra os efeitos oxidativos do açúcar.
A presença do ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina C) auxiliam na cicatrização de lesões nos diabéticos, evitando hemorragias.
Assim como a laranja o limão contém fibras, principalmente a pectina, fibra solúvel que em contato com a água forma compostos solúveis e viscosos auxiliando no trânsito intestinal e provocando saciedade, também retardando a absorção dos carboidratos diminuindo o impacto na produção de insulina, devido o controle dos picos glicêmicos.
Uva: para proteger contra o envelhecimento celular e aterosclerose, doenças cardiovasculares.
Geralmente, os radicais livres causam lesões celulares e nos teciduais, podendo provocar variadas doenças à longo prazo. A uva é uma fruta rica em antioxidantes, contidos principalmente na casca e na semente. Entre os Flavonóides , se destacando as pró-antocianidinas, presente nas cascas e sementes da fruta, elas são considerados potentes antioxidantes, são 20 vezes mais potentes que a vitamina C e 50 vezes mais que a vitamina E, importante anti-oxidante e protetor contra os radicais livres.
Acerola: A acerola ajuda a aumentar a imunidade, pois ela contém mais vitamina C que a laranja, uma média de 50 % a mais contida numa única acerola. O Ácido ascórbico, vitamina C, é um importante nutriente e um potente anti-oxidante, indispensável no combate aos radicais livres e estimulante do sistema imunológico.
Praticamente, ela participa no processo de produção das células de defesa do nosso organismo além de manter o equilíbrio e o funcionamento da nossa proteção natural, envolvendo células de defesa específicas como os mastócitos presentes nos tecidos e os macrófagos circulantes no sangue.
Amora: Embora ela possua um índice glicêmico alto, a amora é rica em compostos bioativos que estimulam e aceleram a liberação de insulina, auxiliando no metabolismo da glicose. Ela contém antioxidantes, fitonutrientes, fibras, minerais como o ferro, magnésio, potássio e zinco, entre outros.
Ela também auxilia no controle da pressão arterial reduzindo seus níveis, além de apresentar propriedades bactericidas e anti-inflamatórias. É rica em anti-oxidantes ajudando a combater os radicais livres e prevenindo doenças cardiovasculares, câncer, degeneração muscular, envelhecimento, contém carotenóides que protegem os olhos, estimula o sistema imunológico, preserva a memória e mantém a saúde dos cabelos, previne anemias devido a presença de ferro.
Coco: É rico em gorduras saudáveis, como ácidos graxos e ácido láurico, possui propriedades anti-sépticas, combatendo bactérias e fungos. Tais substâncias também são importantes preservação das células intestinais, estimulando a imunidade.
Farm/Bioq/Homeop/Fito
CRFMG 10828
Fontes: - SBD-Sociedade Brasileira de Diabetes
http://diabetes.org.br
- Portal Brasil - Saúde
http://www.brasil.gov.br
- Site Minha Vida
http://www.minhavida.com.br
- Wikipédia
http://www.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com