ALIMENTAÇÃO NATURAL & NUTRACÊUTICA 2016
Óleo de coco e seus Benefícios- Parte 1
Óleo de coco - O consumo de óleo de coco na dieta tem seus efeitos benéficos comprovados, além do paladar, textura e uso diversos na culinária, seus benefícios ao nosso organismo são importantes para a manutenção de uma vida saudável, amigo do coração.
Informação Nutricional - Óleo de coco:
Quantidade por 100 gramas
Calorias 862
Gorduras Totais 100 g
Gorduras Saturadas 87 g
Gorduras Polinsaturadas 1,8 g
Gorduras Monoinsaturadas 6 g
Colesterol 0 mg
Sódio 0 mg
Carboidratos 0 g
Fibra Alimentar 0 g
Açúcar 0 g
Proteínas 0 g
Vitamina A 0 IU Vitamina C 0 mg
Cálcio 0 mg Ferro 0 mg
Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0 mg
Vitamina B12 0 µg Magnésio 0 mg
Podemos perceber que o óleo de coco é composto principalmente por gorduras na sua maior parte pela saturada que representa quase 87% da quantidade desse macronutriente.
O alto teor de gordura saturada presente nesse óleo é contraindicado por alguns profissionais de saúde. Mas quando consumido em grande quantidade, pode aumentar a quantidade de colesterol LDL, considerado ruim.
O consumo diária indicada de gorduras saturadas é de 22 gramas, para quem consome 2 mil calorias ao dia. A porção diária recomendada de óleo de coco é de 15 g (uma colher de sopa) e contém 12,97 g desse nutriente, o que equivale a 59% do valor diário recomendado.
Valor Diário em percentagem de alguns nutrientes por cada porção::
⦁ 59% de gordura saturada
⦁ 27% das gorduras totais
⦁ 0,15% de vitamina K
⦁ 0,1% de vitamina E
⦁ 0,07% de ferro.
O óleo de coco é muito benéfico para:
- Controlar o Colesterol;
- Pele;
- Emagrecimento;
- Cabelos;
⦁ Ajuda a diminuir as concentrações do colesterol sanguíneo, é rico em polisaturados de cadeia menor que os outros óleos saturados, não contém sódio nem açúcar e auxilia no metabolismo da glicose, facilitando seu carreamento até as células, controlando a taxa glicêmica nos diabéticos.
⦁ O óleo de coco contém Vit B12, importante ao metabolismo e renovação sanguínea, o ácido fólico combate a anemia e deve ser incluída na diet dos vegetarianos em maior concentração, já que não consomem carnes, principalmente a carne vermelha, mais rica em Vit B12, a ausência dessa vitamina pode trazer sérias consequências ao nosso organismo, desde anemias mais simples à complicações mais sérias, prejudicando o metabolismo, desenvolvimento e manutenção de propriedades fisiológicas diversas.
⦁ Também ajudam na preservação da pele, atuando como anti-oxidante e manutenção entre as gorduras saudáveis, preservando as membranas e tecidos.
⦁ O óleo de coco tem vários benefícios como o controle da saciedade por doces, ação anti-oxidante, auxílio no metabolismo do colesterol e glicose sanguíneos, manutenção e proteção celular, mantendo uma pele mais firme e sadia, controle da celulite auxiliando no combate aos processos inflamatórios, no preparo dos alimentos dão mais sabor e permite o consumo de uma caloria menor, podendo ser usado no preparo de doces e salgados, mousses, sopas, cremes, bolos, as mais variadas formas na alimentação diária.
A água de coco também tem seus benefícios importantes para a saúde, em breve falaremos sobre seus benefícios e propriedades.
Em nossa próxima matéria estarei relatando mais propriedades do óleo de coco e seus benefícios, também vamos saborear algumas receitas culinárias e saudáveis, como mousses, cremes, bolos e tortas, sorvetes feitos com óleo de coco em sua composição.
por: Farm Rubens F S Sene CRFMG 10828 São lourenço, 09nov2016.
https/alimentacaonatenutrac.blogspot.com/oleo de coco parte 1