PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

sábado, 26 de novembro de 2016

ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS - PARTE 1

ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS - PARTE 1

DEFINIÇÕES & CONCEITOS.

Alimentos funcionais: são aqueles capazes de  fornecem um benefício adicional ao organismo promovendo a  saúde do corpo. Além da sua função nutritiva básica devem suprir as necessidades nutricionais básicas do organismo proporcionando a manutenção de suas atividades metabólicas e fisiológicas, ao mesmo tempo trazendo efeitos benéficos aos sistemas fisiológicos e metabólicos prevenindo as doenças.
             

          No conceito de alimentos funcionais podemos considerar a presença de um ou mais compostos biologicamente ativos, que tenha efeitos benéficos sobre  uma ou mais funções fisiológicas do organismo, seja melhorando o estado de bem-estar físico e psicológico, reduzindo o risco de determinada doença.
       " Devido algumas dúvidas, devemos saber que, alimentos funcionais não se apresentam na forma farmacêutica em cápsulas e nem comprimidos  ou qualquer outra forma de suplemento alimentar. "


Ingredientes de alimentos funcionais não são o mesmo produto. Podemos citar alguns exemplos de ingredientes funcionais incluindo: as fontes de fibras (inulina, frutooligossacarídeos, polidextrose, beta glucana, dextrina resistente, betaglucana, lactulose, entre outros), fitoesteróis, probióticos (microrganismos que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal), ácidos graxos ômega 3, além disso, a quitosana, o psillium,  produtos com proteína de soja. fibras alimentares, minerais, esteróis vegetais, vitaminas, simbióticos, probiótios, prebióticos, antioxidantes, entre outros.
fonte: site ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária



Alimentos Funcionais e suas propriedades:  


Composição de vitaminas presentes em alguns alimentos funcionais:

Alguns alimentos funcionais tabelados pela ANVISA:
          De acordo com a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, agência reguladora e órgão vinculado  ao Ministério da Saúde, determinou uma tabela listando  os alimentos funcionais baseada em estudos de pesquisas atuais por órgãos competentes. Todo produto antes de  ir para o consumo no mercado  rotulado como funcional deve ser fiscalizado e aprovado pela ANVISA.
          Alguns alimentos listados pela ANVISA, são considerados funcionais e  contêm tais fontes:
Ômega 3 (ácido graxo): De acordo com a tabela da Anvisa, o consumo do ácido graxo ômega 3 auxilia no controle dos níveis saudáveis de triglicerídeos, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, desde que associe  alimentação e hábitos saudáveis. O ômega 3 é encontrado em peixes (salmão, atum e sardinha), no azeite (extra-virgem de preferência) e também na semente de linhaça.
Licopeno: É um antioxidante protege as células do organismo contra os radicais livres, o licopeno é associada à cor vermelha de alguns alimentos como beterraba, melancia, goiaba, ameixa, pimentão, tomate e outros.
Probióticos: Os probióticos contribuem para o equilíbrio da flora intestinal omo reguladores e manutenção da mesma, e podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados.
Proteína da de soja: De acordo com a tabela o consumo diário de 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. A isoflavona é um composto orgânico muito recomendado  fonte de alimento funcional. Sendo um derivado da soja, a isoflavona possui propriedades semelhantes ao hormônio  feminino, o estrogênio. O consumo de isoflavona na menopausa e períodos pré-menstruais ele ajuda a diminuir o cansaço e o calor.
 Os alimentos com propriedades funcionais relacionadas estão na tabela no site da agência reguladora ANVISA.
Eles podem ser classificados em duas categorias:  
-  quanto à fonte, podendo ser de origem vegetal ou animal,
-  quanto aos benefícios que oferecem, podendo atuar  em seis áreas do organismo:
          - sistema gastrointestinal;
          - sistema cardiovascular;
          - metabolismo de substratos;        
          - crescimento, desenvolvimento e diferenciação celular;    
          - comportamento das funções fisiológicas;
         - como antioxidantes.

Principais características dos alimentos funcionais: 
 a) devem ser alimentos convencionais e serem consumidos na dieta normal do nosso uso diário;
 b) devem ser compostos por componentes naturais, algumas vezes, em elevada concentração ou presentes em alimentos que normalmente não são supridos;
c) devem ter efeitos benéficos além do valor básico nutritivo, que pode aumentar o bem-estar e a saúde, reduzir o risco e a ocorrência de doenças, promover  benefícios à saúde e o aumento da qualidade de vida, atuando sobre o desempenhos físico, psicológico e comportamental;
d) sua propriedade funcional deve ser comprovada e ter embasamento científico;
e) pode ser um alimento natural ou um um componente que tenha sido removido do próprio alimento;
f) Os alimentos funcionais devem demonstrar os seus efeitos fisiológicos em quantidades normalmente consumidas pelos indivíduos num padrão alimentar normal como parte de uma dieta regular, variada e equilibrada;
g) pode ser um alimento onde a natureza de um ou mais componentes tenha sido modificada;
h) pode ser um alimento no qual a bioatividade de um ou mais componentes tenha sido modificada.
Benefícios dos alimentos Funcionais:  Os alimentos funcionais oferecerem vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo devido a sua composição química, eles desempenham uma ação benéfica indispensável preferindo e reduzindo o risco de doenças crônicas degenerativas como o diabetes, dislipidemias, hipertensão, câncer entre outras. .
          Eles podem reduzir o risco de ocorrência de doenças, promovendo benefícios à saúde aumentando  a qualidade de vida melhorando os desempenhos físico, psicológico e comportamental.Os alimentos funcionais contribuem para a manutenção da saúde, trazendo benefícios a ela, à capacidade física e mental do corpo, retardando, assim, o envelhecimento, além de auxiliar na prevenção de doenças.
Fontes: - (Moraes F. P. e Colla L. M. / Revista Eletrônica de Farmácia Vol 3 (2), 99-112, 2006) 
             -  Site da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

NOTA: NA PRÓXIMA EDIÇÃO ESTAREMOS DANDO CONTINUIDADE À MATÉRIA FALANDO SOBRE OS ALIMENTOS NUTRACÊUTICOS.

           
por: Rubens FSSene CRFMG 10828                                                            São lourenço, 25 nov 2016
                 Farm/Bioq/Homeop/Fito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line