PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

sábado, 19 de novembro de 2016

ÓLEO DE COCO... PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS À SAÚDE. PARTE 2


                     ALIMENTAÇÃO NATURAL & NUTRACÊUTICA 2016
                             
  ÓLEO DE COCO E SEUS BENEFÍCIOS – PARTE 2
                                                        
INTRODUÇÃO:   Existem várias teorias que procuram explicar a origem do coqueiro.  Alguns acreditam ser originário da Índia, outros acham que veio de ilhas do Pacífico ou da África,  alguns ainda  acreditam que ser nativo da América Central antes mesmo da descoberta do Novo Mundo. O que se No Brasil, o coco foi introduzido pelos portugueses, na Bahia, por volta de 1553, com plantas vindas da Malásia e a partir daí, espalhou-se por todo o litoral brasileiro, sendo a sua origem do sudeste da Ásia.
          A planta foi introduzida no Brasil através do estado da Bahia de onde surgiu o termo "côco-da-Bahia", espalhando-se pelo litoral nordestino, sendo hoje o nordeste responsável por 95% da produção nacional. No contexto mundial, a produção brasileira de coco não é muito grande pelo fato do Brasil não produzir óleos, mas sempre foi importante economicamente como fonte de renda e para a economia e para a população do nordeste, se destacando os estados da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas. Atualmente outros estados tem intensificado a produção do coco, como os estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
          O coqueiro é uma das principais oleaginosas do Mundo, com uma produção em torno de 44.723 milhões de toneladas de frutos seco segundo as estatísticas em 1996, sendo Indonésia e Filipinas os principais produtores, enquanto que o Brasil ocupa a nona posição no ranking mundial.
        No Brasil, o cultivo do coqueiro representa significante importância social e econômica, onde 75% das propriedades produtoras possuem área inferior a 10 ha. Embora a produção no Brasil produza mais de um milhão de tonelada, o rendimento da cultura é muito baixa, contribuindo com apenas 2% da oferta mundial.
          Distribuição geográfica: compreende as regiões entre as latitudes20° N e 20° S (Frémonde et al., 1966). Estima-se uma área plantada de 11.600.000 hectares, distribuída por mais de 86 paÍses (Persley, 1992).
          O Brasil é o único lugar do mundo onde o coco é utilizado como fruta, sendo empregado na produção de balas, doces e sorvetes, além de ser muito empregado na culinária nordestina, enquanto que nos demais países produtores é utilizado principalmente para extração do óleo. No Brasil, os produtos mais nobres do coco são o coco-ralado e o leite-de-coco, e atualmente a água de coco vem ocupando lugar de destaque dentre os produtos derivados do coco.
Fontes: EMBRAPA.



COMPOSIÇÃO QUÍMICA E NUTRICIONAL DO ÓLEO DE COCO:  
            Embora o óleo de coco seja rico em gorduras saturadas, pesquisas comprovaram que a composição do óleo de coco, principalmente  o orgânico e o óleo  virgem;  são diferentes das demais gorduras  saturadas que compõem os outros óleos.
           Quando um óleo passa pelo processo de hidrogenação, sua cadeia aumenta, se torna mais saturada, "mais pesada" e dificulta sua metabolização,  ela também se torna mais longa, isso acontece com alguns óleos e margarinas vegetais, gorduras hidrogenadas durante o processo de industrialização, além das altas temperaturas em que são processados, reduzindo alguns benefÍcios.
           Óleo de coco contém ácidos graxos de cadeia mais leve (cadeia média) e a presença de uma concentração de insaturados, cadeias mais curtas e sem saturação, são mais saudáveis ao organismo, ajudam no metabolismo e na redução de peso, no equilíbrio e diminuição do colesterol sanguíneo. Na  sua composição temos o ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico, saudáveis para o consumo diário e manter a saúde.
             Embora, sua polpa  é contém elevada concentração em gorduras saturadas em comparação com as demais frutas consumidas, o coco possui compostos bioativos essenciais para saúde.
               Entre as gorduras saturadas de ácidos graxos encontradas no óleo de coco temos o ácido láurico (1:12 ácido graxo de carbono).  Ácido láurico é muito importante, pois ele aumenta os níveis de colesterol HDL (colesterol  "bom") no sangue.  O HDL é uma lipoproteína de alta densidade , ela  tem efeitos benéficos sobre as artérias coronárias, impedindo o acúmulo de gorduras e o bloqueio dos vasos, evitando a aterosclerose. Medicina recomenda manter o HDL à níveis satisfatórios em relação ao colesterol total no sangue, pela mesma razão.
               O óleo de coco extraído do fruto seco é um excelente agente emoliente, ele ajuda a evitar o ressecamento da pele.  Ele também é muito  usado na culinária, na formulação de cosméticos ele ajudar na nutrição do cabelo, também usado em farmácia na formulação de alguns medicamentos.
               Nas próximas postagens estaremos publicando receitas saudáveis utilizando óleo de coco, cada receita com suas propriedades funcionais e nutraceuticas.
Fontes: EMBRAPA.

por:  Rubens FSSene CRFMG 10828                                                         São Lourenço,19 nov 2016.
             Farm/Bioq/Homeop/Fito


 https//alimentacaonatenutrac.blogspot.com/oleo de coco prop benfic...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line