Alguns alimentos possuem maior quantidade de agrotóxicos do quê o necessário, essas substâncias são prejudiciais à saúde e podem aumentar o risco de doenças graves e fatais como o câncer, problemas renais e no fígado, entre outras.
Os agrotóxicos consumidos ao longo dos anos dos anos podem provocam doenças e prejudicar a nossa saúde, nossa qualidade de vida, além de contaminarem o meio ambiente, colocando a nossa flora e fauna em riscos eminentes.
ALIMENTOS QUE CONTÉM MAIS AGROTÓXICOS:
- Morango,
- pimentão,
- pepino,
- tomate,
- alface,
- cenoura,
- abacaxi,
- beterraba
- mamão
A composição química dos alimentos incluem várias substâncias orgânicas e minerais que vão determinar sua qualidade, textura, sabor, concentração de nutrientes, conservação e durabilidade. Quanto mais água e menos fibras o alimento tiver, maior será sua concentração de agrotóxicos e outras substâncias prejudiciais, como adubos, por exemplo, que penetram não apenas na casca mas como em todo alimento.
Mesmo se retirarmos a casca do alimento, os agentes químicos acabam penetrando no alimento e não podem ser removidos , com isso, acabam se acumulando no corpo humano à medida que os ingerimos ao longo dos anos causando danos à saúde e provocando doenças.
OS EFEITOS PREJUDICIAIS DOS AGROTÓXICOS PARA A SAÚDE:
Pesticidas são substâncias tóxicas usadas no combate às pragas que podem atacar as plantações mas seu uso pode causar alguns danos como:
- Intoxicação aguda: Quando ocorre uma exposição excessiva, podendo acontecer, por exemplo, nos agricultores que não se protegem o suficiente na hora de sua aplicação, ou não usam EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais).
- Intoxicação tardia: Ocorre devido ao seu consumo regular ao longo dos anos e pode acontecer ao ingerir alimentos cheios de agrotóxicos como aqueles que encontramos nas prateleiras dos supermercados. A intoxicação tardia pode demorar anos para se manifestar mas as alterações que podem surgir são graves e muitas vezes elas são irreversíveis.
Podemos relacionar alguns sinais e sintomas que podem indicar intoxicação aguda causada por agrotóxicos, que afetam especialmente os agricultores porque estes entram em contato com uma maior quantidade do produto de uma só vez. As doenças que podem ser causadas pela intoxicação tardia, ocorrem através do consumo regular de alimentos contaminados.
Sinais de intoxicação aguda (agricultores):
- Fraqueza
- Cólicas abdominais
- Olhos vermelhos, conjuntivite
- Espirros
- Agitação
- Convulsões
- Ataque de asma
- Irritação no nariz e garganta
- Tontura
- Vômitos
- Tremores musculares
- Dor de cabeça
- Perda do apetite
Doenças causadas pela intoxicação tardia (população em geral):
- Câncer de pulmão
- Câncer de tireoide
- Câncer de testículo
- Câncer de mama
- Câncer de próstata
- Infertilidade
- Doenças mentais
- Alterações no fígado
- Alterações nos rins
- Alterações na tireoide
- Arritmias cardíacas
- Doença de Parkinson
- Fibrose pulmonar
- Alergias respiratórias
- Aumento das mal formação do bebê
Através de uma abordagem médica e exames laboratoriais específicos é capaz de diagnosticar uma eventual intoxicação por agrotóxicos, tando nos casos de intoxicação pela exposição aos agentes químicos, como no caso de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados pelos mesmos.
A melhor maneira de evitar tal intoxicação ou contaminação é não fazer o uso desses agentes químicos nas lavouras, dando preferência aos métodos naturais de cultivo e combate às pragas, através de uma agricultura orgânica.
Publicado por: Rubens Fernando S Sene São Lourenço, 30/01/2018.
Fonte: www.tuasaude.com.br
www.mundoboaforma.com.br
https://alimentacaonatenutrac.blogspot.com/alimentos-mais-agrotoxicos-prejuizos-saude
Fonte: www.tuasaude.com.br
www.mundoboaforma.com.br
https://alimentacaonatenutrac.blogspot.com/alimentos-mais-agrotoxicos-prejuizos-saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com