PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

domingo, 14 de janeiro de 2018

Alimentação Saudável após o tratamento de câncer

Alimentação Saudável após o tratamento de câncer

Equipe Oncoguia - Data de cadastro: 31/03/2013 - Data de atualização: 31/03/2013

Alimentação saudável, aliada à prática de exercícios físicos, é muito importante durante e após o tratamento do câncer, pois ajuda a manter o corpo ativo e saudável. Comer bem ajuda o organismo a reconstruir força muscular e superar alguns efeitos colaterais como anemia e fadiga.

Perder Peso após o Tratamento
Muitas pessoas ganham peso durante o tratamento, principalmente se foram tratadas com quimioterapia e corticosteróides, ou ainda se fizeram alguma terapia hormonal. Algumas pessoas acabam entrando na menopausa por causa da quimioterapia, e também podem acabar ganhando peso.
O choque diante do diagnóstico, o medo, a tensão nos relacionamentos em casa e no trabalho, estresse financeiro e a diminuição da atividade física também podem contribuir para o ganho de peso.
Perder peso se torna muito difícil à medida que a pessoa envelhece, mas ainda sim é possível, desde que a pessoa mude a sua alimentação e mantenha uma rotina de exercícios físicos.
Além dos benefícios físicos, manter um peso saudável também aumenta a autoestima.

  • Avalie o seu peso
Depois que os seus médicos autorizem perder peso, determine com eles um peso ideal, adequado a sua idade, altura, estrutura corporal e nível de atividade.
O índice de massa corporal (IMC) é um indicador confiável de gordura corporal total, tanto para homens quanto mulheres, porém tem algumas limitações:
1.     Pode superestimar a gordura corporal em atletas ou outras pessoas com bastante massa muscular.
2.     Pode subestimar a gordura corporal em pessoas idosas e outras pessoas que perderam massa muscular

  • Criar um plano de vida saudável: alimentação e exercícios
Se você não sabe como criar um programa de alimentação saudável, converse com um nutricionista. Mas o mais importante é consumir alimentos frescos, não processados, além de praticar exercícios físicos regularmente.
Mexa-se - O exercício físico é muito importante para a sua saúde. As pessoas que se exercitam o equivalente a caminhar de 3 a 5 horas por semana em ritmo médio após o diagnóstico do câncer, podem aumentar suas chances de cura.
Comece devagar - Quatro horas de exercício por semana pode parecer impossível se você está se recuperando da cirurgia, ocupado com a radioterapia ou exausto devido à quimioterapia. É difícil se exercitar quando você quase não tem energia suficiente para sair da cama. Tente caminhar 15 minutos por dia e vá aumentando gradualmente o tempo. Talvez você demore meses até conseguir caminhar 4 horas por semana, mas tudo bem, o importante é se exercitar.
Se manter fisicamente ativo é muito importante. Pequenos ciclos de atividade aqui e ali já fazem a diferença, mas o ideal é tentar manter uma rotina diária de exercícios que dure de 15 minutos à 1h (ou até mais, se possível)
Se você não souber ou tiver dúvidas de como começar a se exercitar, procure uma academia ou um personal trainer para aprender diferentes tipos de exercício. Andar com um amigo ou familiar é uma ótima maneira de socializar além de obter os benefícios do exercício. Com tantas maneiras diferentes de se exercitar, você facilmente conseguirá uma maneira de incluir exercícios físicos no seu dia a dia.

Recuperando o peso após o tratamento
Se você está tentando recuperar o peso, é importante que você coma bastante proteína. Elabore com um nutricionista um programa alimentar adequado para você.
Algumas ideias para ajudar a obter mais proteína por dia:
1.     Substitua a água por leite em algumas receitas.
2.     Acrescente frutos secos em algumas receitas, como muffins, biscoitos, pães, bolos, panquecas, cereais, tortas e arroz.
3.     Adicione ovos picados em saladas, sanduíches e cozidos.
4.     Deixe batata doce cozida e esquente quando quiser fazer um lanche rápido.
5.    Adicione nozes, sementes ou germe de trigo em cozidos, pães, biscoitos, bolos, panquecas e cerais, ou salpique por cima de sorvete e frutas.

Escolhas saudáveis na sua alimentação
Após o fim do tratamento, uma boa alimentação pode ajudar a recuperar a força e o bem estar. Aqui estão algumas dicas para ajudar a fazer mudanças positivas em sua dieta:
1.    Experimente sempre novos alimentos. Para uma alimentação saudável, é importante que você coma alimentos variados, cada tipo de alimento tem vitaminas diferentes.
2.    Escolha leite e produtos lácteos desnatados. Se essa mudança for difícil para você, comece misturando leite integral com desnatado.
3.    Evite alimentos curados no sal ou defumados. Eles tendem a ter uma grande quantidade de sal e nitratos, o que pode contribuir para o aumento da pressão arterial em algumas pessoas.
4.    Coma pequenas porções de carne magra ou frango sem pele.
5.    Asse ou grelhe os alimentos em vez de fritar. A gordura vegetal hidrogenada contém gorduras trans, que pode aumentar o colesterol.
6.    Encha o seu prato de alimentos ricos em nutrientes. Coloque dois terços do seu prato de vegetais frescos, frutas, grãos integrais e feijões e um terço ou menos de carne e produtos lácteos.
7.    No café da manhã, dê preferência por suco natural e pães integrais. Acrescente banana ou outras frutas secas no seu cereal.
8.    Coma lanches saudáveis. Tente cenouras cortadas, laranja, iogurte desnatado ou uma porção de amêndoas.
9.    Reduza a gordura saturada. Escolha cortes magros de carnes e aves. Corte o excesso de gordura da carne e retire a pele das aves. Substitua a carne de vaca ou porco por peixe quando possível. Evite usar manteiga.

Uma nova maneira de pensar em comida
Quando criar sua dieta saudável pós-tratamento, não esqueça de incluir felicidade na receita. Não se prive de seus alimentos favoritos, como chocolate ou torta. Mas não coma em excesso, pense sempre antes de comer.
Antes de colocar qualquer coisa na boca, pense no que você está comendo:
1.    O que e porque você está comendo?
2.    Olhe para a comida no prato como uma fonte de alimentação saudável. Não é apenas "combustível” e sim uma ajuda na sua recuperação.
3.    Antes de cada mordida, olhe para a comida e pense como ela irá lhe ajudar a ser mais saudável.
4.    Mastigue cada mordida pelo menos 30 vezes. Perceba como o sabor muda conforme você mastiga.
5.    Coma devagar.
6.    Coma quando estiver com fome e pare de comer quando achar que já comeu o suficiente. Não coma até se sentir empanturrada.

Visitem a página do site Oncoguia e acessem novas informações relacionadas ao assunto. Divulguem e compartilhem!




Publicado por:     Rubens Fernando S Sene        São Lourenço, 14/01/2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line