Principais Tipos de Algas Marinhas Comestíveis
A SAÚDE QUE VEM DO FUNDO DO MAR PARA SUA MESA
ELA CUIDA DA SUA PELE E BELEZA, AUXILIA NO EMAGRECIMENTO, É NUTRITIVA
Vários estudos tem sido realizados esses últimos anos em relação às algas marinhas e seus benefícios para a saúde, podendo ser usadas como alimentos, suplementos, formulação de cosmético para melhorar a saúde da pele, cabelos. Elas contém nutrientes importantes para os ossos e músculos, acelera os processos metabólicos do corpo e facilita o emagrecimento, além de promo-ver saúde.
A maioria das algas marinhas são provenientes do oceano Atlântico de mares Orientais e são divididas em 3 grupos: algas vermelhas, algas castanhas e algas verdes.
As principais algas comestíveis são das espécies: agar-agar, aramé, bodelha, clorela, dulse, hiziki, irish moss, kombu, nori, espirulina, e wakamé.
continue lendo...
Normalmente são consumidas cruas ou cozidas, possuem um sabor é diferente e agradável, elas podem ser usadas como complementos e outros alimentos e até ser servida como prato principal.
As algas fazem parte da alimentação principalmente de alguns países do mediterrâneo, principalmente na culinária tradicional nos países asiáticos, no Japão, China e Coréia.
Como consumir algas marinhas:
As algas marinhas fazem bem à saúde e podem ser usadas na salada, sopa leves, em conservas, ou mesmo no molho ou refogada com vegetais, feijões, grãos, podem ser usadas como condimentos, na forma de chás medicinais e suplementos, aumentando o valor nutritivo fornecido pelos vegetais.
Elas possuem sabor agradável e são deliciosas e apresentam uma variedade de diferentes sabores e texturas. No Japão, o café típico da manhã, o misso-shiro, é servido com arroz e inclui três tipos de algas: alga kombu para fazer o dashi (caldo), alga wakame cozida no caldo e alga nori tostada como condimento adicional.
Uma outra boa forma de comer algas marinhas é comendo sushi. As algas marinhas podem ser consumidas na forma de suco (spirulina em pó), sopas, refogados e saladas. Quando não se aprecia muito o sabor das algas, é possível usufruir dos benefícios das algas marinhas em cápsulas, pois também são utilizadas como suplemento alimentar.
Principais tipos de Algas Marinhas comestíveis:
1) Nori
A Nori pertence ao grupo das algas vermelhas e tem coloração característica meio arroxeada, mas quando desidratada adquiri uma cor verde. Ela é comercializada na forma de folhas bem finas e secas. Entre seus benefícios estão à grande quantidade de vitamina A e por ter mais proteína que algumas carnes além de vários sais minerais. Uma particularidade é que ela pode ser cultivada, diferente das outras algas marinhas.
Na alimentação ela é usada para enrolar o famoso sushi e temaki, também pode virar geleia, ser polvilhada sobre o arroz como condimento, além de outros usos.
2) Ágar-ágar
Seu próprio nome significa o seu uso principal, gelatina. Ela pertence ao grupo de 8 tipos de algas vermelhas, possui baixa calorias, é rica em vitaminas e sais minerais. Auxilia no combate a fraqueza corporal e ajudar a eliminar toxinas. No Brasil, é facilmente encontrada no nordeste, e são usadas para fazer gelatinas de frutas e vegetais.
Elas também podem ser utilizadas no preparo de maioneses, molhos, xaropes, pudins e geralmente é vendida na forma de pó ou em pedaços.
3) Kombu
É muito usada em todo mundo, a Kombu é uma alga parda podendo chegar á uma altura de 2,5m. Normalmente é vendida em tiras, pedaços de folhas ou pó. Possui uma grande quantidade de fósforo, magnésio, cálcio, iodo e ácido algínico.
Na culinária ela pode ser combinada com arroz, massas e pães.
4) Aramé
Aramé é uma alga muito consumida no oriente, seu formato em arame justifica o seu nome. ela se diferencia das outras pelo seu sabor mais doce e suave.
5) Hiziki ou Hijiki
A Hiziki é uma alga azul escura, com o formato de espaguete e sabor intenso. Seu principal destaque é a grande quantidade de cálcio, ela possui 14 vezes cálcio que o leite- além de ferro e proteínas.
Na alimentação ela é usada como complemento, podendo acompanhar cereais, saladas ou salpicada em um prato como condimento. Muitas pessoas tem certa dificuldade em digerir essa alga devido a textura e o sabor.
6) Dulse
Tem coloração característica vermelho escuro e mede até no máximo 50 cm, ela se destaca pelas grandes quantidades de sais minerais como ferro, potássio e de vitamina C..
Seu cozimento é rápido, mas também pode ser consumida crua, seus principais usos são em saladas, sopas, molhos ou até em fritura.
7) Spirulina
A Spirulina se caracteriza pela cor azul esverdeada e é facilmente encontrada na forma de pó, cápsula e comprimido. Tem importantes benefícios para a saúde, ela é uma grande fonte de antioxidante capaz de combater doenças como câncer,também contém vitamina C e selênio,
Na culinária, ela serve para finalizar o prato, ela pode ser polvilhada sobre o arroz ou sopas e também ser misturáda com o suco de laranja.
8) Musgo da Irlanda
O musgo da Irlanda pertence ao grupo das algas vermelhas e tem um sabor suave quase neutro. Na alimentação ela é uma fonte rica de vitamina A, ácidos graxos e proteínas.
Na culinária, ela pode ser usada em saladas, purês e sopas.
9) Ulva ou alface-do- mar
A Alface-do- mar é extremamente rica em proteínas, vitaminas, fibras e ferro. Pode ser consumida crua ou cozida.
Muito comum usá-la no preparo de saladas e sopas. Ela pode ser encontrada no mercado na forma desidratada em casas especializadas em produtos naturais ou orientais.
10) Wakamé
Possui uma coloração num tom verde meio acastanhado e tem um sabor bem suave. Wakamé é muito indicada para quem for experimentar algas pela primeira vez por não ter sabor e textura tão característicos como as outras.
Suas principais propriedades são o alto teor de cálcio, minerais, proteínas e vitaminas A, B1 e B2.
Seu uso na alimentação é bem variado, incluindo sopas como a miso japonesa, molhos, pizzas, saladas, bolachas e massas.
Nota: Em nossa próxima matéria eu estarei falando algo mais sobre os benefícios das algas e seu uso terapêutico e, em cosmetologia nas formulações em estética e nutrição funcional, como suplemento alimentar.
Publicado por: Farm/Bioq Rubens F S Sene CRFMG 10828 São Lourenço, 12/02/2017.
Fontes: http://algas.sitefeito.com/
http://moaportugal.com/
http://boaforma.abril.com.br/
SE VOC~ES GOSTARAM DESTA PUBLICAÇÃO DÊEM UM LIKE E COMPARTILHEM.
ResponderExcluirENVIEM SUAS SUGESTÕES E DÚVIDAS PARA O NOSSO E-MAIL.
ALNATENUTRAC@GMAIL.COM... ASSIM QUE PUDERMOS RESPONDEREMOS O MAIS BREVE POSSÍVEL.
SE VOC~E TEM ALGUMA RECEITA OU ASSUNTO PARA PUBLICAR COMO COLABORADOR, ENVIEM-NOS O SEU ARTIGO E AVALIAREMOS, SENDO AROVADO, SERÁ PUBICADO COM O NOME DO AUTOR COMO COLABORADOR DO NOSSO BLOG. ORIENTAÇÃO... TODO ARTIGO ENVIADO DEVE CONTER A DATA, NOME DO COLABORADOR, LOCAL, FONTES E REFERÊNCIAS DO ARTIGO ENVIADO. SEJAM NOSSOS COLABORADORES E AJUDEM-NOS A MELHORAR O NOSSO BLOG... ELE É SEU TAMBÉM, É NOSSO E VOCÊ É A RAZÃO DESTE BLOG ESTAR ATIVO. EM BREVE TEREMOS NOSSO CANAL NO YOU TUBE, MAS PARA ISSO CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO BLOG POR VOC~ES, O MAIS IMPORTANTE... A PARTICIPAÇÃO E OPINIÃO, IDÉIAS A SEREM ACRESCENTADAS POR TODOS! OBRIGADO! UMA BOA NOITE PARA TODOS NOSSOS SEGUIDORES E QUE TEM ACESSADO O NOSSO BLOG. ABRAÇOS!