Nutracêuticos... O que são?
Propriedades e Benefícios
Principais Fontes desses Nutrientes
Há muito tempo, o homem vem se beneficiando dos alimentos para se nutrir e suprir suas necessidades básicas diárias, buscando nos alimentos até mesmo a prevenção e o tratamento de varis doenças. Ao longo de décadas a preocupação com a alimentação veio ganhar destaque no mundo todo, pois com o crescimento populacional mundial, o aumento da expectativa de vida, o aumento da população de idosos, o surgimento de doenças são fatores evidentes e atuais.
A sociedade, cada vez mais, vem demonstrando preocupação pelas possíveis relações entre os nutrientes que recebe e sua saúde. Essa relação com os alimentos vem desde os tempos remotos da nossa história, há 400 a.C., já se evidenciavam a importância dos alimentos e sua influência sobre a nossa saúde e bem estar geral, Hipócrates postulou o seguinte mandamento " Que o teu alimento seja o teu remédio, que o teu remédio seja o teu alimento ", sendo assim, a medicina hipocrática já apontava para os tratamentos naturais e através dos alimentos e suas propriedades terapêuticas.
A ciência vem pesquisando ao longo dos anos e descobriu que realmente um grupo específico de alimentos possuem efeitos benéficos e específicos, não só em relação uma nutrição básica como propriedades de atuar sobre a fisiologia, o metabolismo, o bem estar físico e mental, atuando como protetor do nosso organismo e prevenindo várias doenças.
continua......
Os povos da antiguidade sempre se beneficiaram dos alimentos, como na MTC - Medicina Tradicional Chinesa, na Culinária Japonesa e Oriental, na Medicina Ayurveda, na Índia, a Dieta Mediterrânea entre outras. Esses povos consomem em abundância frutos do mar, verduras e legumes, peixes, gorduras polinsaturadas, como o azeite de oliva, buscando uma alimentação mais natural e saudável, rica em nutrientes que garante uma expectativa de vida maior e mais pelna, com mais disposição e viralidade.
DEFINIÇÕES:
NUTRACÊUTICO - O termo nutracêutico define como sendo um alimento ou parte deste alimento que propor-ciona benefícios à saúde, atuando na prevenção e/ou tratamento da doença. Compõe uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentares que promovem a saúde.
O termo Nutracêutico vem da junção dos termos “Nutriente” e “Farmacêuticos”, pois se refere aos nutrientes na sua forma farmacêutica com a capacidade comprovada de seus benefícios à saúde, como na prevenção e no tratamento de doenças. Suas propriedades vão além dos princípios básicos de uma nutrição diária, pois contribuem para a melhora do estado de saúde e bem-estar, reduzindo o risco de enfermidades.
Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos elaborados na forma de shakes, sopas e suplementos. Eles contém nutrientes com propriedades funcionais específicas, como os sais mi nerais e vitaminas, ácidos graxos polinsaturados, enzimas, fitonutrientes entre outros.
Seu uso é indicado porque possuem uma concentração maior de nutrientes, sendo mais efetivos na prevenção e no tratamento de doenças.Atualmente existem vários alimentos que já possuem suas propriedades funcionais comprovadas,
Diferenças entre nutracêuticos e alimentos funcionais:
a) enquanto que a prevenção e o tratamento de doenças dizem respeito aos nutracêuticos, apenas a redução do risco da doença, e não a prevenção e tratamento da doença estão envolvidos com os alimentos funcionais;
b) enquanto que os nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos, os alimentos funcionais devem estar na forma de um alimento comum (KWAK & JUKES, 2001b).
" Nutracêuticos não são alimentos, são nutrientes com propriedades específicas individuais agregados em sua forma farmacêutica, ou seja, na forma apresentável de medicamentos e devem seguir orientação médica em seu consumo. "
NUTRACÊUTICOS E SEUS BENEFÍCIOS
Os Nutracêuticos são atuantes na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, hipertensão arterial, manutenção do equilíbrio do sistema intestinal e outros benefícios podem ser obtidos quando se faz uso dos seguintes alimentos.
PRINCIPAIS ALIMENTOS FUNCIONAIS, COMPONENTES BIOATIVOS (Nutracêuticos) E SEUS BENEFÍCIOS
Soja (Isoflavona) Prevenção e controle dos sintomas da menopausa, osteoporose e câncer de mama e útero
Linhaça (Lignanas) Prevenção e controle do câncer de mama e pulmão, estimulação do sistema imune, redução do colesterol
Alho e cebola (Aleína) Estimulação do sistema imune, redução do colesterol e triglicerídeos, combate aos radicais livres, anticancerígenos, anti-hipertensivos
Chá verde (Polifenóis) Prevenção do câncer e doenças cardiovasculares
Uvas vermelho-escuras, suco natural e vinho tinto (Resveratrol) Antiarterogênicos, anticancerígenos
Aveia e farelos de trigo, aveia e arroz (ß-glucana) Antiarrerogênicos
Peixes e seus óleos (Ômega 3) Antiarterogênicos, estimulação do sistema imune, anti-hipertensivo, anticancerígenos
Prebióticos (partes não digeríveis de vegetais ) Estímulo seletivo ao crescimento de bactérias no cólon
NOTA: Os Nutracêuticos estão divididos em seus grupos funcionais principais, entre eles os Antioxidantes, Antitumorais Antiarteroscleróticos, Estimulantes, Emagrecedores, Ergogênicos, Fitoestrógenos, Fitosteróis, Imunológicos e Osteológicos. Falaremos sobre cada um deles em nossa próxima publicação sobre Nutracêuticos.
Publicado por: Rubens /Fernando S Sene São Lourenço, 28/02/2017.
Fontes:
- http://www.bioativo.com.br/nutraceuticos.htm
- http://www.hub.unb.br/assistencia/informacoes/nutraceuticos.htm
- http://www.resitec.com.br/po/produtos_segmento_nutraceuticos.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com