FITONUTRIENTES...
ALIMENTOS FUNCIONAIS QUE PROMOVEM SAÚDE
O QUE SÃO... E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA O NOSSO ORGANISMO
O que são Fitonutrientes?
Fitonutrientes ou Fitoquímicos, como são também conhecidos, são compostos naturais e bioativos que são encontrados vários alimentos vegetais. Além de comporem uma dieta básica, eles previnem doenças, auxiliam no seu tratamento e mantém o nosso organismo saudável.
Estes alimentos são ricos em fitonutrientes e possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e agem estimulando a imunidade, promovendo a interação intercelular (entre células e neurônios), preservando e restaurando a gênese do DNA quando exposto aos radicais livres, auxiliando nos processos de desintoxicação do organismo, protegendo contra agentes cancerígenos, além de atividades benéficas sobre vários órgãos auxiliando no metabolismo e suas funções vitais..
As frutas, verduras e os legumes coloridos, também as nozes, chás, grãos integrais e várias especiarias e condimentos possuem fitonutrientes, eles ajudam a promover a saúde humana. Embora eles não pertençam diretamente à lista dos nutrientes essenciais, os macronutrientes, como os carboidratos, proteínas, gorduras, e os micronutrientes, como as vitaminas e sais minerais, eles são muito importantes para o nosso organismo. Eles participam de vários processos biológicos e fisiológicos, auxiliando na prevenção e tratamento de várias enfermidades, mantendo a nossa saúde e qualidade de vida.
Várias pesquisas atuais feitas por várias instituições na Europa e EUA, como a ASN -American Society For Nutrition, ASN Journals https://www.nutrition.org/ , apontam esses nutrientes bioativos, os fitonutrientes, promovedores da saúde e importantes na prevenção do câncer, envelhecimento precoce e problemas cardiovasculares e AVCs, até mesmo prevenindo a degeneração macular e doenças degenerativas do SN, como o Parkinson e o Alzheimer.
Qual a sua função como alimento funcional?
Alimento funcional é todo aquele capaz de produzir benefícios à nossa saúde, ao prevenir e tratar as doenças, proporcionando o equilíbrio biológico e fisiológico do nosso organismo. Os Fitonutrientes também agem como protetores e possuem várias funções, prevenindo doenças e os processos degenerativos, inflamatórios, doenças cardiovasculares, previnem as infecções, pois reforçam o sistema imunológico, também atuam sobre o sistema hormonal promovendo equilíbrio, entre outras.
Os Fitonutrientes além de serem importantes na dieta básica entre os micronutrientes, eles previnem, auxiliam no tratamento de doenças, além de proporcionar o equilíbrio do organismo, numa alimentação equilibrada juntamente com os macronutrientes, indispensáveis ao nosso organismo.
Como eles agem em nosso organismo?
Quando as células se comunicam de forma eficaz, ocorre a sequência apropriada de reações enzimáticas, o que leva a reações bioquímicas que mantêm saudáveis os tecidos, órgãos e sistemas do nosso organismo.
Este equilíbrio permite ao organismo se desintoxicar de substâncias invasoras através de um sistema imunológico forte. Vale ressaltar que suplementos que se propõem a fornecer fitonutrientes não são regulamentados e provavelmente não oferecem os mesmos benefícios que a ingestão direta de frutas e vegetais.
Quais são seus benefícios para a nossa saúde?
Os níveis de ingredientes ativos em cada planta podem variar, dependendo de onde a planta é cultivada, a quantidade de fertilizantes utilizada, se ela é ingerida cozida ou crua, e assim por diante
Eles agem como potentes anti-oxidantes, combatendo os radicais livres, previnem o câncer e os processos degenerativos, promovem a proteção da pele, as fibras e a presença de lignanas, como no caso da semente de linhaça, auxiliam na redução do colesterol ruim e outras gorduras prejudiciais ao nosso organismo, prevenindo doenças cardiovasculares e AVCs - Acidente Vascular Cerebral.
Elevam a resposta imunológica prevenindo infecções e outros porcessos infecciosos, alem de gripes e resfriados, processos virais.
Protegem a gênese e reparam danos no DNA provocado por substâncias tóxicas ao nosso organismo.
Possuem efeitos desintoxicante purificando nosso organismo, como nas intoxicações alimentares, no consumo de alimentos contaminados (por exemplo, agrotóxicos e fertilizantes quimicos), tabagismo, substâncias de alguns medicamentos, entre outros.
Previnem contra o estress e fadiga, pois contém sais minerais e vitaminas importantes ao nosso metabolismo e atividades físicas e fisiológicas, proporcionando vitalidade e mais disposição.
Nos processos inflamatórios, os flavonóides, como a quercetina, ajuda a prevenir e possuem ação terapêutica diante dos processos inflamatórios, como nas artrites, problemas vasculares entre outros.
Propriedades princiais dos Fitonutrientes:
- Anti-inflamatórias
- Desintoxicantes
- Antioxidantes/
- Termogênicas
- Fitoestrogênicas
- Imunogênicas
- Anti-cancerígenas
- Revitalizantes
Principaias alimentos ricos em fitonutrientes
- Frutas e vegetais são fontes concentradas de fitonutrientes.
- Grãos integrais, leguminosas, nozes, sementes.
- Ervas e especiarias também contêm fitonutrientes.
- Alimentos azuis ou roxos como mirtilos, amoras e repolho roxo são ricos em flavonoides.
- Alimentos amarelo-alaranjados como cenoura, abóbora, mamão e melão são ricos em betacaroteno.
- Os vermelhos ou rosas, como tomate, goiaba e melancia, contêm licopeno.
- Os alimentos verdes como couve e espinafre são ricos em clorofila.
- Outros alimentos sem coloração como o alho, cebola, e alho-poró também pertencem a este grupo.
Classificação e principais fontes de Fitonutrientes
Os fitonutrientes são divididos em classes de acordo com a sua estrutura química com seus grupos específicos, e dentro de cada grupo contêm centenas de fitonutrientes.
Até o momento, já foram classificados entre 20.000 tipos de fitonutrientes, mas de acordo com alguns pesquisadores, alguns são considerados mais importantes entre os grupos de fitonutrientes. Podemos citar entre eles alguns com particularidades para manter a nossa saúde em equilíbrio.
Principais fontes:
Isoflavonas: Soja.
Carotenóides: Vegetais amarelos.
Flavonóides: Uva e ameixa.
Outras fontes importantes:
Fenóis: cereja, damasco e kiwi.
Lignanas: caju, gergelim e linhaça.
Limonoides: laranja e limão.
Sulforafane: brócolis.
Antocianinas: abacate, berinjela e caju.
Carotenoides: abóbora, melão, melancia.
Reverastrol: amendoim e uva.
Alicina: alho e cebola.
Curcumina: açafrão, curry
Taninos: framboesas, morangos,
amoras, uva, romã, nozes
Publicado por: Rubens F S Sene São Lourenço,19/02/2017.
Fontes: American Society For Nutrition, ASN Journals.
Curso Esp. Nutrição Funcional - Unyleyea-Brasilia/DF
www.saudeboafroma.com.br
www.medicinanet.com.br
Vídeo: https://youtu.be/eXWlxOr6Bbg?t=59
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com