PRINCIPAIS ALIMENTOS ORGÂNICOS MAIS PRODUZIDOS NO BRASIL
MAIS SAUDÁVEIS, MAIS NUTRITIVOS,
MAIS SAÚDE NA SUA MESA...
Produtos Orgânicos: São verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, café, laticínios, sucos e outros produtos (tanto in natura quanto processados), são considerados orgânicos quando cultivados sem agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias ou defensivos agrícolas sintéticos.
A cultura orgânica emprega unicamente a matéria orgânica e adota as boas práticas da agricultura sustentável, visando o equilíbrio e preservação do meio ambiente, envolvidos nos processos biológicos.
Os produtos orgânicos também são provenientes de sistemas agrícolas apoiados nos processos naturais, pois não agridem a natureza e mantêm a vida biológica do solo ativa e preservada.
Este selo vale Saúde
foto: www.organicsnet.com.br
continue lendo...
continue lendo...
Os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil são representados pela soja, hortaliças e café. A maior área plantada é com frutas, depois a cana e palmito.
Os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil são representados primeiramente pela soja com 31%, em seguida as hortaliças (27%) e o café (25%).. Em relação à maior área plantada se destina às frutas (26%), depois a cana (23%) e o palmito (18%).
Cana-orgânica
Com a melhoria da qualidade do açúcar orgânico, cuja exportação já alcança mais de 25 países, o país vem buscando divisas no mercado mundial.
Soja orgânica
A soja tem sido o cultivo para consumo humano como uma alternativa para pequenos produtores. Há uma previsão de crescimento no consumo dos produtos derivados da soja para o consumo humano cerca de 300% nos próximos cinco anos. Esse fato se deve às novas pesquisas que comprovam seus benefícios contra certos tipos de cãnceres, osteoporose e doenças cardiovasculares, entre outras doenças.
Cacau orgânico
O cacau orgânico não utiliza agrotóxico e é cerca de 30% mais valorizado que o cacau tradicinal. Para produzir cacau orgânico são utilizados produtos naturais e orgãnicos. de fontes naturais.
Citricultura orgânica
A calda Sulfocálcica é usada com êxito na produção de citricos orgânicos, eficiente no combate às principais pragas como algumas espécies de ácaros (causadores da ferrugem e da leprose), cochonilhas, larva minadora, entre outras. Utilizando este produto alternativo, está economizando milhões de reais, viabilizando o cultivo para muitos pequenos e médios produtores.
Gengibre orgânico
O método convencional de cultivo do gengibre utiliza-se grandes quantidades de agrotóxicos e adubos químicos NPK (como uréia, superfosfatos e cloreto de potássio), no método orgânico esses produtos são substituídos peloo fosfato natural e pó de rocha, biofertilizantes.
Guaraná orgânico
Não são usados produtos químicos, utilizando em seu lugar, produtos orgânicos, por exemplo, a farinha de ossos, restos vegetais e até um formicida orgânico. No cultivo convencional a produção é maior, mas essa diferença é compensada pelo preço alcançado pelo guaraná orgânico no mercado, que é cotado em dólar.
Manga orgânica
O seu cultivoda certificado como orgânica é inédito no Brasil. A manga orgânica já está sendo exportada para Holanda e Portugal encontrando boa aceitação.
Morango orgânico
Esse produto tem alto valor biológico e melhor qualidade. O morango orgânico tem que ser colhido a cada dois dias, pela rápida maturação, e não deve ser tratado com agrotóxico. Por isso, chega mais fresquinho ao consumidor.
Pêssego orgânico
O seu cultivo orgânico oferece muitas vantagens para o agricultor, a adubação com fertilizantes orgânicos, como compostos e húmus de minhocas, permite o acompanha-mento do estado nutricional da planta, através de uma adubação equilibrada, que não liberam aminoácidos para as pragas e patógenos. As plantas tratadas com defensivos alternativos, como Calda Sulfocálcica e Biofertilizantes, ficam mais fortes e resistentes, reduzindo em 80 a 90% dos ataques às plantas. A produtividade não é afetada e os frutos são mais aromáticos e saborosos.
Rapadura orgânica
Para a produção da rapadura orgânica é preciso ter uma produção de cana-de-açúcar orgânica, cultivada sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos. O processo é artesanal e começa com a limpeza do caldo de cana, que não é lavado e nem passado na centrífuga. Após a secagem, o produto é granulado. O corte da cana também é diferenciado, feito sem a queima da planta.
Tomate orgânico
As caldas Bordalesa e Sulfocálcica são os principais meios de controle alternativo de pragas e doenças para as plantas cultivadas no processo ecológico e orgânico. O princípio destas caldas não é erradicar os insetos ou patógenos, aumentando a resistência e a repelência das plantas. Na cultura do tomate, a calda Bordalesa combate os fungos e bactérias, aumentando a resistência contra a ocorrência de pragas, como larva minadora.
Uva orgânica
O cultivo orgânico feito sem nenhum agrotóxicos ou outra espécie de produto químico. Além dos cuidados necessários para um produto orgânico, a uva requer também pulverização constante.
fontes: http://www.ambientebrasil.com.br/
http://www.organicsnet.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com