PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

sábado, 11 de fevereiro de 2017

PRINCIPAIS ALIMENTOS ORGÃNICOS MAIS PRODUZIDOS NO BRASIL

PRINCIPAIS ALIMENTOS ORGÂNICOS MAIS PRODUZIDOS NO BRASIL

MAIS SAUDÁVEIS, MAIS NUTRITIVOS,
MAIS SAÚDE NA SUA MESA...

Principais Alimentos Orgânicos produzidos no Brasil 

Produtos Orgânicos: São verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, café, laticínios, sucos e outros produtos (tanto in natura quanto processados), são considerados orgânicos quando cultivados sem agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias ou defensivos agrícolas sintéticos.
A cultura orgânica emprega unicamente a matéria orgânica e adota as  boas práticas da agricultura sustentável, visando o equilíbrio e preservação do meio ambiente, envolvidos nos processos biológicos.
Os produtos orgânicos também são provenientes de sistemas agrícolas apoiados nos processos naturais, pois não agridem a natureza e mantêm a vida biológica do solo ativa e preservada.

Este selo vale Saúde
foto: www.organicsnet.com.br
                                                                                                                  continue lendo...


Os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil são representados pela soja, hortaliças e café. A maior área plantada é com frutas, depois a cana e palmito. 
Os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil são representados primeiramente pela soja com 31%, em seguida as  hortaliças (27%) e o café (25%).. Em relação à maior área plantada se destina às frutas (26%), depois a cana (23%) e o palmito (18%).

Cana-orgânica
Com a melhoria da qualidade do açúcar orgânico, cuja exportação já alcança mais de 25 países, o país vem buscando divisas no mercado mundial.

Soja orgânica
A soja tem sido o cultivo para consumo humano como uma  alternativa para pequenos produtores. Há uma previsão de crescimento no consumo dos produtos derivados da soja para o consumo humano cerca de 300% nos próximos cinco anos. Esse fato se deve às novas pesquisas que comprovam seus benefícios contra certos tipos de cãnceres, osteoporose e doenças cardiovasculares, entre outras doenças. 

Cacau orgânico
O cacau orgânico não utiliza agrotóxico e é cerca de 30% mais valorizado que o cacau tradicinal. Para produzir cacau orgânico são utilizados produtos naturais e orgãnicos. de fontes naturais.

Citricultura orgânica
A calda Sulfocálcica é usada com êxito  na produção de citricos orgânicos,  eficiente no combate às principais pragas como algumas espécies de ácaros (causadores da ferrugem e da leprose), cochonilhas, larva minadora, entre outras. Utilizando este produto alternativo, está economizando milhões de reais, viabilizando o cultivo para muitos pequenos e médios produtores. 

Gengibre orgânico
O método convencional de cultivo do gengibre utiliza-se grandes quantidades de agrotóxicos e adubos químicos NPK (como uréia, superfosfatos e cloreto de potássio), no método orgânico esses produtos são substituídos peloo fosfato natural e pó de rocha, biofertilizantes.

Guaraná orgânico
Não são usados produtos químicos, utilizando em seu lugar, produtos orgânicos, por exemplo, a farinha de ossos, restos vegetais e até um formicida orgânico. No cultivo convencional a produção é maior, mas essa diferença é compensada pelo preço alcançado pelo guaraná orgânico no mercado, que é cotado em dólar.

Manga orgânica
O seu cultivoda certificado como orgânica é inédito no Brasil. A manga orgânica já está sendo exportada para Holanda e Portugal encontrando boa aceitação.

Morango orgânico
Esse produto tem alto valor biológico e melhor qualidade. O morango orgânico tem que ser colhido a cada dois dias, pela rápida maturação, e não deve ser tratado com agrotóxico. Por isso, chega mais fresquinho ao consumidor.

Pêssego orgânico
O seu cultivo orgânico oferece muitas vantagens para o agricultor, a adubação  com fertilizantes orgânicos, como compostos e húmus de minhocas, permite o acompanha-mento do estado nutricional da planta, através de uma  adubação equilibrada, que não liberam aminoácidos para as pragas e patógenos. As plantas tratadas com defensivos alternativos, como Calda Sulfocálcica e Biofertilizantes, ficam mais fortes e resistentes, reduzindo em 80 a 90% dos ataques às plantas. A produtividade não é afetada e os frutos são mais aromáticos e saborosos. 

Rapadura orgânica
Para a produção da rapadura orgânica é preciso ter uma produção de cana-de-açúcar orgânica, cultivada sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos. O processo é artesanal e começa com a limpeza do caldo de cana, que não é lavado e nem passado na centrífuga. Após a secagem, o produto é granulado. O corte da cana também é diferenciado, feito sem a queima da planta.

Tomate orgânico
As caldas Bordalesa e Sulfocálcica são os principais meios de controle alternativo de pragas e doenças para as plantas cultivadas no processo ecológico e orgânico. O princípio destas caldas não é erradicar os insetos ou patógenos, aumentando a resistência e a repelência das plantas. Na cultura do tomate, a calda  Bordalesa combate os fungos e bactérias, aumentando a resistência contra a ocorrência de pragas, como larva minadora.

Uva orgânica
O cultivo orgânico  feito sem nenhum agrotóxicos ou outra espécie de produto químico. Além dos cuidados necessários para um produto orgânico, a uva requer também pulverização constante.

publicado por:    Farm Rubens F S Sene  CRFMG 10828                       São Lourenço,11/02/2017

fontes: http://www.ambientebrasil.com.br/
            http://www.organicsnet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line