PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

domingo, 21 de maio de 2017

DIETA VEGETARIANA x CARÊNCIA NUTRICIONAL
Dieta vegetariana: orientação é importante para
evitar carência nutricional  

VEGETARIANO

Ser vegetariano requer um estilo de vida, não somente ser adepto de uma tipo de dieta vegetariana, pois é necessário habilidade para combinar de forma adequada os alimentos, manter o equilíbrio nutricional e disciplina.
A dieta deve ser variada, equilibrada e planejada, sendo fundamental a  ingestão de frutas e hortaliças, legumes e vegetais folhosos verde escuros, cereais e leguminosas.

Principais tipos de Vegetarianos:

1- Ovo-lactovegetariano: não consome carne, mas ingere leite e derivados e ovos.
2- Lactovegetariano: apenas leite e derivados.
3- Vegetariano estrito: não come nenhum alimento ou produto de origem animal.
4- Vegano: vegetariano estrito que também não utiliza nenhum produto (roupas ou cosméticos), que tenham na sua composição animal ou que foram testados em animais.
                                                                                                                     continue lendo...



A dieta vegetariana sem orientação pode gerar uma carência nutricional, as maiores deficiências podem ser observadas em indivíduos sedentários ou atletas veganos mal orientados, principalmente de aminoácidos, ácidos graxos, sais minerais como o cálcio, zinco, ferro e vitamina B12.


A dieta vegetariana não consome nenhum alimento ou produto de origem animal, de acordo com a American Dietetic Association, os vegetarianos possuem algumas vantagens em relação aos demais, pois uma ingestão alimentar baixa em gorduras saturadas e alta ingestão de carboidratos, são essenciais assim como para atletas de força como de resistência na fase de treino ou de competição, também o consumo de fibras, vitaminas e sais minerais.

Uma dieta vegetariana sem um programa alimentar de reposição  dos nutrientes essenciais pode levar a uma carência nutricional, comprometendo o desempenho físico e a propria saúde dos atletas ou desportistas veganos ou vegetarianos. Geralmente, os atletas necessitam de uma demanda muito maior de calorias. Portanto, uma dieta vegetariana bem equilibrada e planejada é capaz de suprir as necessidades nutricionais de vários perfis de atletas.

A proteína é um nutriente indispensável para o nosso corpo, ela desempenha funções essenciais como defesa e proteção celular, reconstrução de tecidos, preservação da massa muscular esquelética e redução do catabolismo proteico. A prática e o tipo de exercício físico vão determinar a necessidade do consumo de  proteínas, pois com o aumento do volume e intensidade dos exercícios aumenta também a necessidade de mais proteínas.
  

O consumo de proteínas é importante para manter a massa muscular, além de outras funções fisiológicas e metabólicas, importantes no desempenho, resistência e performance físico do atleta. Os alimentos de origem vegetal possuem um perfil proteico insatisfatório, pois não fornece um perfil satisfatório de aminoácidos essenciais. Portanto, a dieta Vegana deve ser bem variada em relação às fontes de proteínas de origem vegetal, boas fontes como o tofu, leite de soja, leguminosas, cereais integrais, castanhas e sementes.


Suplementação Alimentar: A suplementação alimentar é indicada quando necessário em certos casos, para evitar qualquer tipo de deficiência nutricional, gerando queda no desempenho do atleta, pois o consumo de macro e micronutrientes do atleta se pre vai ser superior a de um indivíduo sedentário, necessitando um planejamento e orientação dietética.

A utilização de suplementos ricos em aminoácidos e proteínas potencializa a performance esportiva em exercícios de força e endurance, dando maior resistência. Durante a prática esportiva a ingestão proteica é fundamental para reposição e desenvolvimento muscular, uma menor proporção para o metabolismo energético. Nos exercícios prolongados, como em maratonas e ultra-maratonas, ocorre uma grande degradação proteína corporal e também uma diminuição da síntese proteica.

Principais Suplementos que podem ser utilizados: Alguns suplementos podem ser utilizados dependendo do tipo de vegetarianismo e treinamento realizado ou prática de esportes, como o  BCAA, Creatina, Whey Protein, Caseína, Albumina em pó, Proteína Vegetal (proteína de arroz ou soja) e Glutamina.


A proteína animal pode ser substituída por outras fontes ricas em folatos, vitamina B12, ferro, pois a deficiência desses micronutrientes essenciais como o ferro e ácido fólico pode levar uma carência nutricional, provocando quadros clínicos de anemias. O ferro é encontrado facilmente em outros alimentos, como as frutas secas, vegetais verde escuros, no melado de cana. A sua absorção está relacionada à vitamina C, portanto, é necessário o consumo de alimentos ricos nesse nutriente.

Frutas secas também são ricas fontes de carboidratos e de energia, devendo manter uma dieta balanceada e planejada, orientação nutricional associada à prática esportiva, evitando carências nutricionais.


Publicação:     Rubens Fernando S Sene                              São Lourenço, 12/05/2017.
                  Farm/Bioq/Homeop/Fito/NutriFunc
                               CRFMG 10828

Fontes: - www.revistavegetarianos.com.br
              - www.rbne.com.br
              - www.euatleta.com.br
              - www.mundoboaforma.com.br
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line