DIETA VEGETARIANA x CARÊNCIA NUTRICIONAL
Dieta vegetariana: orientação é importante para
evitar carência nutricional
VEGETARIANO
A dieta deve ser variada, equilibrada e planejada, sendo fundamental a ingestão de frutas e hortaliças, legumes e vegetais folhosos verde escuros, cereais e leguminosas.
Principais tipos de Vegetarianos:
1- Ovo-lactovegetariano: não consome carne, mas ingere leite e derivados e ovos.
2- Lactovegetariano: apenas leite e derivados.
3- Vegetariano estrito: não come nenhum alimento ou produto de origem animal.
4- Vegano: vegetariano estrito que também não utiliza nenhum produto (roupas ou cosméticos), que tenham na sua composição animal ou que foram testados em animais.
continue lendo...
A dieta vegetariana sem orientação pode gerar uma carência nutricional, as maiores deficiências podem ser observadas em indivíduos sedentários ou atletas veganos mal orientados, principalmente de aminoácidos, ácidos graxos, sais minerais como o cálcio, zinco, ferro e vitamina B12.
Uma dieta vegetariana sem um programa alimentar de reposição dos nutrientes essenciais pode levar a uma carência nutricional, comprometendo o desempenho físico e a propria saúde dos atletas ou desportistas veganos ou vegetarianos. Geralmente, os atletas necessitam de uma demanda muito maior de calorias. Portanto, uma dieta vegetariana bem equilibrada e planejada é capaz de suprir as necessidades nutricionais de vários perfis de atletas.
A proteína é um nutriente indispensável para o nosso corpo, ela desempenha funções essenciais como defesa e proteção celular, reconstrução de tecidos, preservação da massa muscular esquelética e redução do catabolismo proteico. A prática e o tipo de exercício físico vão determinar a necessidade do consumo de proteínas, pois com o aumento do volume e intensidade dos exercícios aumenta também a necessidade de mais proteínas.
A utilização de suplementos ricos em aminoácidos e proteínas potencializa a performance esportiva em exercícios de força e endurance, dando maior resistência. Durante a prática esportiva a ingestão proteica é fundamental para reposição e desenvolvimento muscular, uma menor proporção para o metabolismo energético. Nos exercícios prolongados, como em maratonas e ultra-maratonas, ocorre uma grande degradação proteína corporal e também uma diminuição da síntese proteica.
Frutas secas também são ricas fontes de carboidratos e de energia, devendo manter uma dieta balanceada e planejada, orientação nutricional associada à prática esportiva, evitando carências nutricionais.
Publicação: Rubens Fernando S Sene São Lourenço, 12/05/2017.
Farm/Bioq/Homeop/Fito/NutriFunc
CRFMG 10828
Fontes: - www.revistavegetarianos.com.br
- www.rbne.com.br
- www.euatleta.com.br
- www.mundoboaforma.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com