LEITE VEGETAL É MAIS SAÚDE E VIGOR, É ALIMENTO FUNCIONAL!
VEJA SEUS BENEFÍCIOS E COMO FAZER EM CASA...
É SUPER FÁCIL, SABOROSO E SAUDÁVEL!
Os leites vegetais são nutritivos e saudáveis, podem ser uma ótima opção alimentar para quem deseja diminuir o consumo de leite animal ou substituí-lo no seu cardápio diário. Os leites vegetais são ricos em fibras, minerais e fito-nutrientes funcionais, melhorando a qualidade de vida e promovendo mais saúde.
Assim como o leite de coco, leite de amêndoas, leite de aveia, leite de arroz, leite de nozes e leite de soja entre outros exemplos de leite vegetal, é uma bebida similar ao leite convencional, só que não é feito a partir do leite da vaca, como o leite tradicional.
Benefícios do leite vegetal
Veremos a seguir os benefícios do leite vegetal para a saúde e boa forma.
1 – Menor quantidade de calorias
Um copo de 200 ml de leite integral possui 124 calorias. Enquanto os mesmos 200 ml de leite de soja tem 82 calorias, 200 ml de leite de amêndoas tem 34 calorias, o leite de aveia contém 89 calorias e o de arroz tem 108 calorias.
Isso demonstra que para quem deseja emagrecer ou manter a boa forma, mantendo o controle calórico, é vantajoso substituir o leite integral pelo leite vegetal, isso ajuda a manter e a controlar o peso, podendo auxiliar no emagrecimento.
2 – Uma alternativa viável e saudável para quem sofre de restrições alimentares (como a lactose, por exemplo)
Quem sofre de intolerância à lactose tem mais dificuldades de encontrar alimentos que não contenham lactose, mas hoje em dia, já existem especialidades no comércio em relação aos produtos sem lactose. O preparo do leite vegetal em casa é prático e pode ser feito nas proporções ideais para o seu consumo diário, podendo ser utilizados em inúmeras receitas.
3 – É nutritivo e ricos em nutrientes funcionais
Alguns tipos de leite vegetal podem ser encontrados no mercado e já vem complementados com cálcio, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina D. Eles também não possuem colesterol gordura indesejável e contém gorduras saudáveis como ômega 3 e 6, ricos em proteínas.
4 – Auxilia na digestão
A lactose e a proteína do leite podem tornar a digestão mais difícil, provocando alguns distúrbios gastrointestinais, portanto, o leite vegetal não apresenta esses nutrientes em sua composição, evitando esse tipo de desconforto ou intolerâncias. Ele contribui para digestão e ajuda a combater a prisão de ventre e síndrome do intestino irritável.
5 – Baixo índice glicêmico
O índice glicêmico é uma unidade que avalia a velocidade pela qual o consumo de um alimento promove o aumento das taxas de açúcar no sangue. Quanto maior for o índice glicêmico, maior é a velocidade pela qual a bebida ou comida em questão provoca picos de glicose no sangue. O índice glicêmico baixo permite o consumo da glicose á níveis reduzidos em maior tempo, aos poucos, sem comprometer a glicemia.
Os pacientes diabéticos devem evitar os alimentos com alto índice glicêmico, pois ajuda a controlar a glicemia evitando e controlando o diabetes. o leite de soja tem baixo índice glicêmico e pode contribuir no controle da glicemia, controlando e reduzindo o diabetes. continue lendo...
6 – Não contém glúten
Para os portadores de alergia, sensibilidade ou intolerância ao glúten como pacientes com restrição às dietas proteicas, o leite de arroz pode ser um leite vegetal a ser administrado nesses casos. decve-se observar um detalhe, o leite de arroz possui menos proteínas e mais carboidratos, observando essa questão ao consumi-lo.
7 – Fonte de antioxidantes
O leite de nozes é um leite vegetal rico em antioxidantes, importantes no combate aos radicais livres, prevenindo doenças como o câncer e envelhecimento precoce.
LEITES VEGETAIS BENEFÍCIOS E COMO FAZER EM CASA:
Leite de coco
Ele é rico em gordura saturada boa, rapidamente digerida e transformada em energia. Metade das gorduras boas do leite de coco é composta por ácido láurico, reduz o colesterol. estimula o sistema imunológico, combatendo vírus e bactérias. O leite de coco possui certa concentração de vitamina C, contém sais minerais como o cálcio, magnésio, fósforo, zinco, é rico em proteínas, ótima fonte de potássio, ferro e ácido láurico.
Preparo: Um copo de coco em pedços e 5 copos de água quente. Bater no liquidificador, coar e servir.Leite de castanha-de-caju
Principal função no organismo é a proteção dos vasos sanguíneos permitindo uma melhor circulação sanguínea. É fonte de proteínas e também ajuda a reduzir o colesterol.
Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.
Leite de linhaça
A semente de linhaça fortalece o sistema autoimune, é um alimento que apresenta substâncias bioativas capazes de prevenir e tratar várias doenças. Ajuda na redução dos triglicérides, reduzindo as doenças cardíacas, possui ótimas propriedades anti-inflamatórias. auxiliam na função intestinal, seu uso diário ajuda a regular o trato intestinal.
Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.
Leite de arroz integral
Tem propriedades desintoxicantes, efeito revigorante, rico em proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pelo metabolismo das proteínas e carboidratos, como fontes de energia para o organismo.
Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcional-mente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.
Leite de amendoim
Protege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.
Preparo: O amendoim utilizado deve ser sem sal e sem casca. Deixe de molho um copo de grãos. Após mais ou menos 8 horas, bata-os no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada ou mineral. Coe cerca de cinco vezes para obter quatro copos de leite puro. O amendoim é o leite que mais deixa resíduos.
Leite de nozes
As nozes podem ser consumidas em qualquer época do ano, são benéficas para o aparelho respiratório. Contém gorduras saudáveis e de fácil metabolização, como os ômegas 3, elas tonificam o sistema nervoso prevenindo degenerações como o Alzheimer e Parkinson melhorando os efeitos cognitivos.
Preparo: Um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!
Leite de quinoa
A quinoa é comparada ao leite materno pelo seu valor nutritivo, ela é altamente rica em proteínas, consumida pelos antigos incas, foi considerada o alimento mais rico entre os demais, em aminoácidos e vitaminas.
Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinoa em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.
Leite de sementes de abóbora
Fonte rica em ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Desintoxica os intestinos, combate verminoses. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjoos das gestantes.
Preparo: Para obter um litro desse néctar de saúde, separe um copo de sementes e deixe-as de molho por uma noite. De manhã, bata com três ou quatro copos de água filtrada. Coe bem.
Leite de soja
A soja fornece um bom equilíbrio nutricional ao organismo. Ela contém fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre e vários aminoácidos essenciais, ela possui doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Por ser altamente nutritiva, a soja além de revitalizar as células ela atua no processo de regeneração dos tecidos celulares.
Preparo: A soja necessita ficar de molho no mínimo seis horas. Após esse período, processe no liquidificador na proporção de um copo do grão para três de água filtrada.. Coe em um pano, espremendo bem o bagaço e leve o leite ao fogo até ferver com cuidado para não entornar. Após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe-o cozinhando por 30 minutos. Um copo de soja dá cerca de dois litros de leite. Seu resíduo, a okara, também precisa de cozimento antes de ser reaproveitado como alimento.
Leite de aveia
A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, ela contém fibras solúveis que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.
Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.
Leite de gergelim
O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. É rico em proteínas e ácido fólico, é essencial na formação das células sanguíneas.
Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso "queijelim". Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.
Leite de castanha-do-pará
A castanha-do-pará é rica em selênio, cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante, eliminando as impurezas das células, promovem o rejuvenescimento, sensação de bem estar . Elas contém vitaminas E e B1, importantes no metabolismo das proteínas e na geração de energia.
Preparo: Um dos mais saborosos! É como tomar leite vindo diretamente da castanheira... Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água - sempre filtrada ou mineral - para obter três copos de leite. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes.
Leite de girassol
Potente antioxidante, protege o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.
Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite "regado pelo sol"!
Dicas:
O leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, adoçantes naturais, como estévia entre outros.
Eles também podem ser preparado com frutas e processados no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi.
Também podem ser combinados com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa.
Você pode deixar as frutas secas de molho na água por algumas oras antes de acrescentar ao leite, ficando macias e mais fácil de processar e extrair seus nutrientes.
Lave bem os grãos antes de processá-los.
Os resíduos podem ser reaproveitados em sopas, caldos, mingaus, em tortas e bolos, em pães e omeletes. Após processados, os leites vegetais devem ser peneirados e coados 3 a 4 vezes para ficarem homogêneos e sem resíduos sólidos, faça isso sucessivamente se necessário.
Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas e podem talhar se forem fervidos. Conserve-os em geladeira e aqueça-os quando for necessário.
PREFIRA ORGÂNICOS... É MAIS SAUDÁVEL E NUTRITIVO!
Publicação: Rubens Fernando S Sene São Lourenço, 02/05/2017.
Farm/Bioq/Homeop/Fito/NutriFunc
CRFMG 10828
Fontes: - Revista dos Vegetarianos
- www.mundoboaforma.com.br
- www.minhavida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!
E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com