PUBLICIDADE



CANAL SAÚDE EM FOCO

A VERDADE CIENTÍFICA SOBRE O ÓLEO DE COCO

MAIS SAÚDE PARA O SEU CORAÇÃO - A OLIVEIRA
MENCIONADA NA BÍBLIA É FONTE DE VIDA E SAÚDE

ENTENDENDO A MTC - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

terça-feira, 31 de outubro de 2017

BENEFÍCIOS DO TOMATE - PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DO TOMATE


Contém fitonutrientes, antioxidantes e Licopeno, que ajuda na prevenção do câncer de próstata, maior índice de mortes dessa doença em homens quando não diagnosticado e tratado.

O tomate é um dos alimentos mais popular e consumidos em diversas regiões do mundo. Ele é versátil, saboroso, de fácil cultivo, se tornaram um dos vegetais mais populares em vários países. Ele é um dos principais alimentos da “dieta mediterrânea“, muito destacada por promover a longevidade e principalmente de evitar doenças cardiovasculares.
O tomate não engorda porque tem poucas calorias e quase não tem gordura, por isso, é um excelente alimento para incluir em dietas de emagrecimento
Ele é um alimento muito utilizado em dietas de emagrecimento pois cada tomate apresenta apenas 25 calorias, possui propriedades diuréticas, contém muita água e vitamina C, melhorando  o sistema imune e a absorção do ferro nas refeições.
O tomate é um fruto extremamente benéfico para a saúde. A substância denominada Licopeno, presente no tomate, é um antioxidante poderoso, capaz de evitar o câncer, o envelhecimento precoce e trazer mais saúde e vitalidade para o organismo.
O tomate tem um importante empenho na saúde auxiliando a prevenir o câncer, principalmente o câncer da próstata, pois ele é rico em licopeno, cerca de 2573 mcg, ainda mais quando cozido ou consumido na forma de molhos.
Além dos vários benefícios à saúde, o tomate também é rico em fitonutrientes que previnem várias doenças, sendo um alimento saudável de modo geral, proporcionando a perda de peso e o ganho de massa muscular.

Outros dos principais benefícios do tomate são:
  • Combate doenças cardiovasculares:  pois é rico em  antioxidantes que ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis.
  • Ajuda a prevenir cataratas: é rico em carotenoides, como a luteína, zeaxantina, pois é rico em vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos.
  • Diminui a retenção de líquidos: pois possui propriedades diuréticas.

Como consumir: O tomate pode ser comido fresco ou seco, também muito utilizado em refogados, saladas e molhos. O tomate cereja tem sabor mais adocicado, muito indicado para comer ao natural em saladas ou como aperitivos.

Informação nutricional:
O tomate embora seja biologicamente uma fruta, semelhante às frutas, ele possui características nutricionais mais parecidas dos legumes, por exemplo, a quantidade de carboidratos presentes no tomate estão mais próximos de outros legumes do que das frutas.

Componentes
Quantidade em 100 g de alimento
Energia
25 calorias
Proteínas
1,2 g
Gorduras
0,2 g
Carboidratos
4,6 g
Fibras
1,2 g
Vitamina A (retinol)
25 mcg
Vitamina B1
56 mcg
Vitamina B2
43 mcg
Vitamina B3
0,64 mg
Vitamina C
38 mg
Cálcio
6 mg
Fósforo
20 mg
Ferro
0,6 mg

BENEFÍCIOS DO TOMATE PARA A SAÚDE:

  • Prevenção do câncer: Fonte natural de antioxidantes e fitonutrientes, o tomate está associado à redução de vários tipos de câncer, entre eles o de pulmão, pâncreas e de próstata. Esse último, segundo pesquisa científica, tem sua probabilidade de ocorrência 40% diminuída com o consumo de tomate pelos homens. Como esse é um dos tipos de câncer que mais afeta a população masculina, vale divulgar bastante essa informação para que cada vez mais homens coloquem o tomate como prioridade em sua dieta alimentar.
  • Antioxidantes: A lista de substâncias antioxidantes presentes no tomate é extensa e inclui: vitamina C, vitamina A, beta-caroteno, vitamina E e manganês.
  • Prevenção e Alívio da HipertensãoO sucesso do tomate na dieta mediterrânea não é sem motivo. As altas concentrações de potássio do tomate o tornam um poderoso alimento na prevenção da hipertensão, uma vez que esse mineral atua em favor da dilatação dos vasos sanguíneos. Incluir níveis saudáveis de potássio na dieta é, sem dúvida, uma alteração extremamente benéfica para o controle ou redução dos níveis de pressão arterial, configurando-se mais um dos benefícios do tomate.
  • Perda de Peso: Um tomate médio possui aproximadamente 20 calorias. Esse valor, baixíssimo se considerado o tamanho dos tomates, já o torna um dos alimentos mais apropriados para promover a perda de peso. De fato, muitas dietas são planejadas com grandes quantidades de tomate, uma vez que consumir mais desse alimento volumoso e de baixo nível energético diminui o consumo de outros alimentos, em geral bem mais calóricos. O ideal para esse objetivo é comer os tomates antes de cada refeição.
  • Promove a saciedade: A grande concentração de fibras do tomate também serve para que a sensação de saciedade seja maior após o seu consumo, de modo a evitar o excesso de comida nas horas seguintes. Tão importante quanto isso é, porém, o sabor do tomate: o tomate induz a escolhas saudáveis para quem cozinha as próprias refeições, uma vez que o seu baixo valor calórico vem acompanhado de um raro sabor adocicado.
  • Benefícios para a saúde do coração: Os compostos antioxidantes do tomate, como o licopeno e a vitamina C contribuem para melhorar a saúde cardiovascular, levando mais oxigênio para a corrente sanguínea e, por consequência, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação. Com isso, consegue também diminuir os níveis de colesterol e melhorar os perfis sanguíneos de gordura.
  • Fortalecimento dos ossos: Os altos níveis de potássio encontrados no tomate favorecem a boa saúde dos ossos, assim como os antioxidantes do fruto que colaboram para interromper os processos oxidativos da parte óssea.
  • Anti-inflamatório natural: O fruto possui carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes. Ele combate, assim, inflamações em vários órgãos do corpo.
  • Preserva a saúde dos olhos: O licopeno e a vitamina A colaboram com a manutenção da saúde dos olhos e combatem a degeneração macular, mal que pode levar, inclusive, à cegueira.
  • Combate a Diabetes: O tomate é uma boa fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regularem os seus níveis de açúcar no sangue e assim melhorar o estado geral de saúde.
  • Evita o Mal de Alzheimer: Pesquisas ainda em andamento demonstram que o consumo de tomate pode ser um fator redutor do aparecimento do Mal de Alzheimer. Os estudos afirmam que o fruto aumenta a função neurológica nas pessoas.


Publicado por:    Rubens Fernando s Sene                                        São Lourenço,31/10/2017.
                    Farm/Bioq/Homeop/Fito/NutriFunc
                                  CRFMG-10828

              www.saudemedicina.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETORNAREMOS ASSIM QUE PUDERMOS.
SEU CONTATO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
GRATOS PELA ATENÇÃO! ABRAÇOS!

E-MAIL DE CONTATO: alnatenutrac@gmail.com

Cursos24hrs on line